Reunião marca aniversário de independência do Líbano

Imigração libanesa em Minas Gerais também será destacada durante homenagem no Plenário da Assembleia.

20/11/2019 - 15:44

Na próxima segunda-feira (25/11/19), a partir das 20 horas, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) presta homenagem à comunidade libanesa que reside no Estado, durante Reunião Especial no Plenário. A cerimônia lembra ainda o aniversário da Independência do Líbano, ocorrida em 22 de novembro de 1943.

Acompanhe a reunião ao vivo

No Brasil, a comunidade libanesa é estimada em mais de 10 milhões de libaneses e descendentes, sendo mais de 2 milhões em Minas. O deputado Roberto Andrade (PSB), autor do requerimento pela reunião, quer valorizar também a história, os valores e o povo libanês.

"É com muito orgulho que fazemos essa celebração. Meu avô, Fuad Chequer, e milhares de imigrantes libaneses vieram para o Brasil no início no século passado e ajudaram a construir nosso País”, destaca o parlamentar.

A primeira grande imigração para o Brasil ocorreu em 1880, após a visita de Dom Pedro II ao país asiático. Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro foram os que mais receberam imigrantes.

Na reunião, a Fundação Libanesa de Minas Gerais (Fuliban) representará os imigrantes e descendentes de libaneses. A instituição se destaca como importante promotora de ações sociais na área da saúde, educação e cultura em Minas. 

Diversidade – Reconhecido como uma nação democrática e plural, com presidente e parlamento eleitos, o Líbano abriga em seu território, de forma harmônica, diferentes religiões, com garantias de proteção da dignidade do ser humano.