Perspectivas de investimentos da MRS Logística já foram discutidos pela Comissão Pró-Ferrovias - Arquivo ALMG

Comissão discute transporte ferroviário em Sarzedo

Expectativa de autoridades locais é que a empresa MRS Logística instale um terminal no município.

19/11/2019 - 14:50

A Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras, criada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para debater providências para preservação e desenvolvimento do patrimônio ferroviário do Estado, irá ao município de Sarzedo (Região Metropolitana de Belo Horizonte) nesta quinta-feira (21/11/19).

A partir das 18 horas, será realizada audiência pública para debater a possível extensão de ramais ferroviários de passageiros para atender a região, além de possíveis investimentos logísticos. A reunião acontecerá no Centro de Referência da Pessoa Idosa de Sarzedo, na Rua Geraldo Pinheiro Diniz, 136, no Bairro Jardim Santa Rosa.

O requerimento para realização do encontro é de autoria do presidente da comissão, deputado João Leite (PSDB), em conjunto com o deputado Roberto Andrade (PSB). De acordo com a assessoria do gabinete de João Leite, há grande interesse da comunidade em discutir, principalmente, a possibilidade de instalação de um terminal da empresa MRS Logística S/A, concessionária que opera a antiga Malha Regional Sudeste da Rede Ferroviária Federal S/A. A expectativa é que a nova unidade da MRS poderia gerar um bom número de postos de trabalho no município.

A malha ferroviária administrada pela MRS engloba 1.643 quilômetros, em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. De acordo com dados divulgados pela empresa, quase 20% dos produtos exportados pelo Brasil passam por seus trilhos, incluindo materiais siderúrgicos, cimento, bauxita, produtos agrícolas, coque, carvão e minério de ferro.

Estão convidados para participar da reunião o prefeito de Sarzedo, Marcelo Pinheiro do Amaral; o presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Antônio Gomes; e o diretor de Relações Institucionais da MRS Logística S/A, Luiz Gustavo Bambini de Assis.

Consulte a pauta da reunião.