Mostra tem início nesta segunda (18) e se estende até o dia 29 deste mês
Obras possuem variados estílos artísticos

Exposição coletiva de cerâmica traz trabalhos de 46 artistas

Mostra foi idealizada por ceramistas que integram um grupo de Whatsapp e estarão à venda na Galeria de Arte da ALMG.

14/11/2019 - 15:17

A Galeria de Arte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) receberá peças artesanais em cerâmica de 46 integrantes do grupo de Whatsapp Coletivo Cerâmica MG. Diversas obras em variados estilos artísticos, que possuem a argila como matéria-prima, estarão expostas e à venda desta segunda-feira (18/11/19) até o dia 29 deste mês.

O coletivo reúne 125 artistas plásticos que têm o propósito de trabalhar em equipe para a valorização da cerâmica como forma de artesanato. Destes, 46 se organizaram para a mostra em duas turmas de 23, uma para cada semana da exposição.

Luiz Nacif, integrante do coletivo e ceramista, destaca que a exibição ressalta a particularidade e identidade de cada expositor. "Eles trazem as diversas técnicas e possibilidades que esses minerais proporcionam, encantando os olhos de quem vê", afirma.

O artista também enfatiza a relevância das vendas para a perpetuação da prática artesanal. "A comercialização é muito importante para os ceramistas por vários aspectos, como a comprovação concreta da aprovação pelo público", salienta.

Origem – A iniciativa de criação de um grupo do Whatsapp, advinda da artista Sônia Rigueira, responsável pelo Ateliê Taturana de Cerâmica, surgiu em 2015. Luiz destaca, ainda, que o diálogo, o companheirismo e a divulgação entre os artistas fez o grupo virar uma rede comunitária para exaltar a expressão artística em cerâmica.

"Já se passaram alguns anos e os debates, sugestões e compras coletivas de materiais estão cada dia mais organizados. Tudo isso é um grande benefício para nossa categoria", afirma Luiz sobre a evolução do grupo.

Incentivo à cultura - Os eventos realizados na Galeria de Arte fazem parte do Assembleia Cultural, programa que agrupa as diversas iniciativas da ALMG relacionadas à cultura, como exposições de artes plásticas e de fotografia, mostras de artesanato, espetáculos de dança, peças de teatro e apresentações de música erudita e popular.

O Assembleia Cultural marca a atuação do Parlamento mineiro na promoção das expressões artísticas e no reconhecimento e na valorização da cultura de Minas Gerais.

Endereço - A Galeria de Arte fica na Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho, em Belo Horizonte.