Durante solenidade, deputado anunciou a criação de uma Frente Cristã na Assembleia
Dom Walmor afirmou que, sem instituições fortes, cidadania de cada um não é suficiente

Dom Walmor convoca mineiros a reconstruírem as instituições

Arcebispo metropolitano de Belo Horizonte foi homenageado por sua eleição para a presidência da CNBB.

14/11/2019 - 22:17 - Atualizado em 14/11/2019 - 22:40

Em uma homenagem recebida durante a noite desta quinta-feira (14/11/19), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor de Oliveira Azevedo, conclamou os mineiros e todos os brasileiros a reconstruírem e fortalecerem suas instituições políticas, religiosas e culturais. “As instituições estão enfraquecidas em sua identidade”, lamentou o líder religioso.

Dom Walmor de Oliveira Azevedo foi homenageado em Reunião Especial do Plenário da ALMG a fim de celebrar sua eleição para a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e os 15 anos à frente da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Dom Walmor foi eleito presidente da CNBB no dia 10 de maio de 2019, durante a 57ª Assembleia Geral dos Bispos, assumindo a presidência da entidade para o quadriênio 2019-2023. Anteriormente, entre outras funções na entidade, exerceu a presidência da Regional Leste II – Minas Gerais e Espírito Santo. O arcebispo está à frente da Arquidiocese de Belo Horizonte desde 26 de março de 2004.

Em seu discurso de agradecimento, o arcebispo metropolitano lembrou a primeira homenagem que recebeu da Assembleia, o título de cidadania honorária de Minas Gerais, uma vez que é baiano de nascimento. “Genuinamente baiano e autenticamente mineiro”, brincou. Mais seriamente, disse que recebia a nova homenagem como um aceno de valorização das instituições que representa, a CNBB e a Arquidiocese.

A partir desse agradecimento, ressaltou a importância de se corrigir o caminho de enfraquecimento das instituições brasileiras. “Não sendo admissível por ninguém, a mais alta autoridade, corromper a missão de cada instituição”, censurou o líder religioso, garantindo que, sem instituições fortes, a cidadania de cada um não é suficiente para construir uma sociedade melhor.

Homenagem partiu de diversos parlamentares

Dom Walmor foi conduzido ao Plenário por dois dos autores do requerimento para sua homenagem: a deputada Ana Paula Siqueira (Rede) e o deputado Professor Wendel Mesquita (SD). A solenidade foi presidida por outro dos autores, o deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), que representou o presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus (PV). Também integraram a mesa de trabalhos o vice-governador, Paulo Brant, a procuradora de Justiça Cássia Gontijo e o vereador Pedrão do Depósito.

O deputado Dalmo Ribeiro Silva, representando o presidente da Assembleia, ressaltou em seu discurso o esforço do arcebispo de Belo Horizonte em promover o diálogo em uma sociedade, muitas vezes, conflituosa. Elogiou também o trabalho do líder cristão para tornar realidade o projeto da Catedral Cristo Rei, que deverá ser erguida na região norte da Capital mineira. "Com sua benção, estaremos sempre juntos na caminhada da fé", afirmou o parlamentar.

Em seus pronunciamentos, Ana Paula Siqueira e Professor Wendel Mesquita destacaram a importância da liderança de Dom Walmor na luta contra a retomada e ampliação da mineração na Serra da Piedade, onde fica um dos principais centros religiosos da Região Metropolitana de Belo Horizonte, o Santuário da Piedade.

Professor Wendel Mesquita também anunciou a criação da Frente Cristã na ALMG, que segundo ele já conta com a adesão de mais de 30 parlamentares. O anúncio da Frente Cristã foi elogiado pelo vice-governador, Paulo Brant. Segundo ele, é um instrumento para trazer a fraternidade para a política, algo mais necessário do que nunca. Também participaram da solenidade os deputados André Quintão (PT), Doutor Jean Freire (PT) e Professor Cleiton (PSB).

Trajetória – Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, Itália, e mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma, Itália, dom Walmor é formado em Filosofia e Teologia. Em Belo Horizonte, foi professor da PUC-Minas, tendo lecionado também no mestrado em Teologia da PUC-Rio. É também membro da Academia Mineira de Letras.

Nomeado bispo auxiliar de Salvador (BA) pelo papa João Paulo II, em 1998, assumiu o posto de arcebispo metropolitano de Belo Horizonte em 2004, também por nomeação do papa João Paulo II. Em outubro de 2008, foi um dos quatro representantes do Brasil na XII Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, em Roma. Natural de Cocos (BA), nasceu no dia 26 de abril de 1954.