A Assembleia tem sido palco de mobilizações em prol da ciência e da pesquisa - Arquivo ALMG

Seminário compõe agenda de fórum sobre ciência e tecnologia

Evento integra atividades de elaboração do Plano Estadual da área com vista ao desenvolvimento socioeconômico de Minas.

19/11/2019 - 11:00

Acontece, nesta quarta-feira (20/11/19), o Seminário Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Econômico e Social de Minas Gerais. O evento, marcado para as 8h30, no auditório do Centro de Atividades Didáticas 3 (CAD 3), no Campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é fruto da agenda de preparação para o Fórum Técnico Ciência, Pesquisa, Tecnologia e Inovação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

As atividades tem o intuito de reunir subsídios para a elaboração de um Plano Estadual para a área. O Plano tem o propósito de auxiliar na redução das desigualdades sociais, de gênero e raça, além de garantir a recuperação, conservação, proteção ambiental e sustentabilidade. O presidente da Assembleia enfatiza valor das duas atividades e do papel da Academia no debate.

“Quando temas tão importantes quanto a pesquisa, a ciência e a tecnologia passam a ser tratados em nosso País sem o devido protagonismo, a comunidade acadêmica assume um papel ainda mais relevante para a sociedade. Por reconhecer que a educação e a pesquisa são as bases sólidas para um futuro mais digno para os mineiros, a Assembleia Legislativa lançou, há menos de dois meses, o Fórum Técnico para debater a importância do tema para o desenvolvimento econômico e social do Estado”, destaca Agostinho Patrus.

No Seminário, que é organizado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em parceria com UFMG, serão compiladas as contribuições da comunidade acadêmica e científica. Já no Fórum da Assembleia, a colaboração da Academia vai se somar às proposições organizadas pelas cerca de 30 instituições da sociedade civil e do Poder Público que estão construindo o evento.

O Fórum terá, ainda, uma etapa de regionalização, com encontros em diferentes regiões do Estado, a partir de março de 2020. As sugestões coletadas durante essas reuniões também serão incluídas entre as propostas para a elaboração do Plano Estadual.

O evento da ALMG, cuja etapa final está prevista para maio de 2020, em Belo Horizonte, atende a requerimento da deputada Beatriz Cerqueira. A parlamentar ressalta a importância do debate ampliado na organização do Plano, também enfatizando a contribuição do meio acadêmico.

“A realização do Seminário Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Econômico e Social de Minas Gerais, pela SBPC e pela UFMG, é fundamental para mobilizar as entidades de pesquisa e a comunidade acadêmica. O encontro contribuirá muito para a formação do Fórum técnico e para a elaboração do Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação”, enfatiza a deputada Beatriz Cerqueira.