Orquestra de músicos da UFMG interpretará composições de Carlos Gomes e Gustav Holst
A pianista Stefanie Freitas executará obras de Heitor Villa-Lobos

Orquestra e piano estão na programação do Segunda Musical

Orquestra de cordas da UFMG e pianista Stefanie Freitas dividem o palco na segunda (11), a partir das 20 horas.

08/11/2019 - 17:59

O próximo Segunda Musical terá a presença da Orquestra de Cordas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da pianista Stefanie Freitas, professora na mesma instituição. Os recitais serão nesta segunda-feira (11/11/19), às 20 horas, no Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG)

Na primeira metade do programa, a Orquestra interpretará obras do compositor brasileiro Carlos Gomes e do inglês Gustav Holst. Na segunda parte, Stefanie, em performance solo, executará canções do músico carioca Heitor Villa-Lobos.

A Orquestra conta com 25 músicos, entre graduados e graduandos em Música pela UFMG e também por outras universidades. O grupo tem como coordenador o professor Carlos Aleixo e como regente titular o maestro Weberson Almeida.

Regente e coordenador – Weberson Almeida, natural de Ipatinga (Rio Doce), é bacharel em Piano Erudito e cursa, atualmente, bacharelado em Regência pela UFMG. Entre 2013 a 2019, foi regente da Orquestra e Coro Sinfônico da Igreja Assembleia de Deus em Santa Bárbara. É regente do Coro Masculino da Primeira Igreja Presbiteriana de BH e do Coro Infantil Batista Kids, da Escola Batista de Música.

Carlos Aleixo é natural da cidade mineira de Itabira (Região Central). Possui mestrado em Performance Musical-Viola e doutorado em Doctor Of Musical Arts Performance, ambos pela Shenandoah University Conservatory, nos Estados Unidos. Atualmente, é professor de Viola da Escola de Música da UFMG.

Pianista – Stefanie Freitas é professora de Piano na Escola de Música da UFMG. Participou como solista dos Festivais Schumann/Chopin, de 2010, Liszt/Mendelssohn, de 2011, e Debussy/Albeniz, de 2012. Gravou a faixa "Solidão nº4" do álbum "A/B", de 2012, do pianista e compositor Vitor Araújo. A canção foi utilizada como trilha sonora no filme nacional "Que horas ela volta". A artista também foi finalista do Prêmio Profissionais da Música 2017, na categoria Instrumentista Erudito.

Assembleia Cultural – O Segunda Musical oferece recitais de música erudita no Teatro da ALMG. Ele integra a agenda do Assembleia Cultural, programa que agrupa as diversas iniciativas da ALMG relacionadas à cultura, como exposições de artes plásticas e de fotografia, mostras de artesanato, espetáculos de dança e peças de teatro, entre outras.

O programa Segunda Musical é exibido pela TV Assembleia às sextas-feiras, às 20 horas, com reprises no sábado, às 23h30; no domingo, às 15 horas; e na segunda-feira, à uma hora da manhã. Os vídeos também estão disponíveis no canal da ALMG no YouTube.