Convidados falam sobre os desafios para assumir a identidade afro

Programa da TV Assembleia aborda moda e estética afro

Geração do Mês da Consciência Negra será exibido neste sábado (9/11), às 19 horas.

07/11/2019 - 14:38

No Mês da Consciência Negra, o programa Geração traz neste sábado (9/11/19), às 19 horas, na TV Assembleia, um bate-papo com a empreendedora Dandara Elias, criadora do Instituto Todo Black é Power, e com a modelo e influenciadora digital Sabrinna Santos, criadora do canal Cacheia Aqui.

Confira a sintonia da TV Assembleia na sua cidade
Assista a outros vídeos do programa Geração

Elas falam sobre os desafios para assumir a identidade afro na infância e na adolescência, quando ainda não havia produtos, soluções específicas para pele, cabelo e outros acessórios próprios dos negros. “A primeira marca de cosmético especializada para negros surgiu há apenas três anos”, conta Dandara.

Para ambas, assumir o cabelo crespo não é mera questão estética, é um ato político. “Fico incomodada de as pessoas acharem que cabelo crespo é moda. Não é. Eu nasci assim, é minha identidade”, destaca Sabrinna, que hoje tem mais de 20 mil seguidores em seu canal.

O Geração vai mostrar também a história de Andréia Araújo, criadora da Somos Todas Princesas, uma fábrica de bonecas negras, com estética afro. “Quando a criança brinca com uma boneca negra, ela se reconhece, e, a partir dali, pode ser o que quiser: dentista, engenheira, jornalista, modelo...”, afirma.

Participaram ainda, do programa, jovens do tradicional bloco de Carnaval de Belo Horizonte: o Angola Janga. “O bloco é formado apenas por afrodescendentes que fazem do desfile, assim como da moda e do cabelo crespo, um ato político de marcar presença nos espaços públicos e dar visibilidade para a maioria da população do País”, afirma Victória, uma das integrantes.

Reprise – Essa edição do programa tem reprises no domingo (10), às 12h30, e na segunda (11), às 13 horas. É possível assistir também pela página do Geração no Portal da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Mais informações pelo e-mail geracao@almg.gov.br.