Antes de chegar ao Plenário, matéria ainda deve receber parecer da Comissão de Fiscalização Financeira
Projeto que autoriza antecipação de receita do nióbio avança na ALMG

Administração Pública analisa venda dos créditos da Codemig

Projeto é apontado pelo Governo do Estado como solução para garantir pagamento do salário e do 13° do funcionalismo.

05/11/2019 - 17:25

Em reunião realizada nesta terça-feira (5/11/19), a Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou parecer favorável, em 1º turno, ao Projeto de Lei (PL) 1.205/19, que autoriza o Poder Executivo a ceder os direitos creditórios da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig).

Durante a reunião, o deputado Sargento Rodrigues (PTB) fez um apelo para que o projeto seja aprovado em definitivo na Assembleia até o dia 14 de novembro, a fim de viabilizar operações financeiras a tempo de garantir recursos necessários para o Estado pagar em dia o 13º salário dos servidores, relativo a 2019. A reunião foi acompanhada por representantes dos servidores, que lotaram a galeria do Plenarinho III e exigiram a aprovação urgente do projeto.

O líder do Governo na Assembleia, deputado Luiz Humberto Carneiro (PSDB), disse que o presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus (PV), pretende que este projeto seja aprovado em 2º turno na próxima semana. Antes de ir ao Plenário, em 1º turno, o projeto ainda precisa passar na Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária.

O relatório aprovado nesta terça, de autoria do próprio presidente da Comissão de Administração Pública, deputado João Magalhães (MDB), recomenda a aprovação na forma original. Duas propostas de emendas foram rejeitadas, uma de autoria do deputado Zé Reis (PSD) e a outra do deputado Carlos Henrique (Republicanos).

A proposta de emenda do deputado Zé Reis, entre outras coisas, determinava que o recurso proveniente da negociação de direitos creditórios deveria ser usado prioritariamente para colocar em dia o pagamento da remuneração dos servidores e do 13º de 2019. Foi rejeitado porque essa vinculação de receita poderia tornar o projeto inconstitucional.

O vice-líder do Governo, deputado Guilherme da Cunha (Novo), afirmou que a própria mensagem do governador já explicita o compromisso de usar os recursos para esse fim. Segundo o parlamentar, tentar colocar isso no texto legal, além de sujeitar a norma a um parecer pela inconstitucionalidade, também coloca em dúvida a boa fé do governador, o que não se justifica.

O que é o projeto – De autoria do governador Romeu Zema, o PL 1.205/19 autoriza a negociação dos créditos da Codemig e ainda os direitos econômicos relativos às ações de emissão da empresa a que o Estado faz jus, incluindo dividendos, juros sobre capital próprio e quaisquer outras distribuições devidas. Esses direitos podem ser vendidos a pessoas jurídicas de direito privado e a fundos de investimentos regulamentados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

O projeto permite a negociação dos créditos a serem recebidos até 31/12/2032. As cessões também seriam realizadas em caráter definitivo e o Estado ficaria isento de responsabilidade, coobrigação, compromisso financeiro ou dívida relativos à solvência dos direitos creditórios, bem como à solvência dos respectivos devedores.

Consulte o resultado da reunião.