ALMG presta homenagem à Ordem DeMolay

Reunião Especial para lembrar os 100 anos de criação da organização será nesta quinta-feira (7/11), no Plenário.

05/11/2019 - 19:30

A Ordem DeMolay, grupo de jovens patrocinados e apoiados pela Maçonaria, está completando 100 anos de criação e por isso receberá homenagem na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta quinta-feira (7/11/19). A Reunião Especial para celebrar a data será no Plenário, a partir das 20 horas. 

O deputado Glaycon Franco (PV) foi quem solicitou a homenagem. Entre os convidados, estão representantes dessas organizações, como o Grande Mestre Estadual de Minas Gerais, Anderson Calais, o Mestre Conselheiro Estadual, Jorge Tarabal, e o Grande Orador Nacional, Leandro Temponi.

A Ordem DeMolay chegou ao Brasil em agosto de 1980, com a instalação do Capítulo Rio de Janeiro nº 001, primeiro da América do Sul. Trazida pelo então Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho do Rito Escocês Antigo, Alberto Mansur, a Ordem DeMolay expandiu suas fronteiras e, em pouco tempo, se espalhou pelas principais cidades do país. 

Cada uma dessas organizações congrega jovens de diferentes idades. Nas reuniões, eles aprendem lições sobre responsabilidadehierarquia e disciplina e importância de auxiliar a comunidade, entre outros assuntos.

Em 1985, o Brasil já tinha o reconhecimento internacional da Ordem e obteve autorização para instalar um Supremo Conselho próprio. Essa instituição coordenou as atividades da Ordem DeMolay até 2004, quando foi fundado e instalado o Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil (SCODRFB), atual responsável pela administração da marca.

Hoje, segundo informa o portal da instituição, a Ordem DeMolay está presente em todos os estados brasileiros.

A Reunião Especial contará com a participação do quarteto Instrumental Orquestra Show, do Corpo de Bombeiro Militar de Minas Gerais.