Captação pela Copasa no Rio Araçuaí será tema de audiência

Comissões da ALMG irão a Araçuaí para discutir revitalização da bacia do Rio.

25/10/2019 - 17:23

As comissões de Assuntos Municipais e Regionalização e de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizam na próxima sexta-feira (1/11/19) um debate sobre a forma como a Copasa vem prestando seus serviços nas cidades onde é feita a captação de água no Rio Araçuaí. Também será discutido como será a revitalização da bacia do referido rio.

O evento acontecerá na Câmara Municipal de Araçuaí (Rua São Geraldo, 722, Planalto). O requerimento para a reunião conjunta é de autoria dos deputados Marquinho Lemos e Doutor Jean Freire, ambos do PT. Em agosto desse ano, a Comissão de Assuntos Municipais debateu o Programa Estadual de Conservação da Água e moradores do Vale do Jequitinhonha relataram que a situação hídrica do Médio Jequitinhonha está terrível.

O principal problema seria a obra de instalação de barragem no Rio Setúbal, um dos principais afluentes do Araçuaí e que abastecia vários municípios. Desde o começo da obra, a água estaria barrosa e sem condição de uso. O programa Pró-Mananciais, citado pela Copasa como ação de proteção e preservação de bacias em Minas, também foi criticado pelos moradores da região, pois não teria chegado ao Rio Araçuaí.

Com volume de água quase 92% inferior à média esperada para o período, o rio Araçuaí está com restrição hídrica até o final de outubro, imposta pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam).

A situação é a pior dos últimos 20 anos. Se não vierem chuvas significativas, a medida ainda pode ser estendida por mais tempo, de acordo com o Igam. Como consequências da declaração de escassez, há reduções do volume de captação para o abastecimento público, consumo humano e animal (20%); irrigação (25%); e indústria (entre 30% a 50%).

Convidados – Foram chamados a participar o prefeito de Araçuaí, Armando Jardim Paixão; o presidente da Câmara Municipal de Araçuaí, Demário Vieira Batista; o presidente da Copasa Serviços de Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais S.A., Carlos Eduardo Tavares de Castro; a diretora-geral do Igam, Marília Carvalho de Melo; o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araçuaí, Bruna de Souza Otoni, entre outros.

Consulte a lista completa de convidados.