Nas pinturas de Du Flausino, as flores adornam túmulos e ilustram momentos felizes e tristes
Goretti Gomide se inspira em cavernas e fissuras que existem dentro das montanhas

Mostra coletiva traz olhar sobre natureza, morte e feminino

Artistas buscam provocar sensações e reflexões a partir de suas obras; visitação é das 8 às 18 horas,, na Galeria.

24/10/2019 - 16:43

A Galeria de Arte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) recebe, a partir da terça-feira (29/10/19) até o dia 14 de novembro, as mostras "#floresdeplásticodesbotam" e "Paisagens Afetivas", das artistas plásticas Du Flausino e Goretti Gomide, respectivamente. A exposição coletiva pode ser visitada das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira.

As pinturas em óleo e acrílica sobre tela, as fotografias e a instalação artística de Du Flausino têm como tema central as flores, que sintetizam o olhar da criadora sobre o vazio, o sagrado e o kitsch (objetos vulgares, baratos, bregas). As peças de "#floresdeplásticodesbotam" dão forma aos sentimentos que a relação entre a natureza e a morte evocam.

As flores ilustram momentos felizes e tristes nos túmulos que adornam, representados nas pinturas. Para preencher ou suavizar um sentimento de vazio e de saudade, ela pinta arranjos de flores naturais, secas, de plástico, ervas daninhas e, até mesmo, de mato.

Paisagens Afetivas – A exposição "Paisagens Afetivas", por sua vez, reúne pinturas em óleo sobre tela com uma temática centrada em rochas, montanhas e pedras, em diversas configurações e simbolismos sobre a natureza e a morte.

Goretti Gomide tem como inspiração as cavernas e as fissuras que existem dentro das montanhas, ilustradas nas obras como lugares sagrados do inconsciente, de refúgio e do desconhecido. Ela também faz uma ligação com o universo feminino.

Sobre as artistas – Natural de Caratinga, Du Flausino é bacharel em Artes Plásticas pela Escola Guignard da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg). Já realizou exposições como "O Que nos olha", "Mostra Arte Manifesto" e "Além da Barba e Tatuagem".

Goretti Gomide nasceu em Belo Horizonte, é licenciada em Artes Plásticas pela Escola Guignard e, atualmente, cursa Bacharelado em Artes Plásticas, com habilitação em Pintura, pela mesma instituição. A artista já participou de diversas exposições no Brasil e no exterior.

Incentivo à cultura - Os eventos realizados na Galeria de Arte fazem parte do Assembleia Cultural, programa que agrupa as diversas iniciativas da ALMG relacionadas à cultura, como exposições de artes plásticas e de fotografia, mostras de artesanato, espetáculos de dança, peças de teatro e apresentações de música erudita e popular.

O Assembleia Cultural marca a atuação do Parlamento mineiro na promoção das expressões artísticas e no reconhecimento e na valorização da cultura de Minas Gerais.

Endereço - A Galeria de Arte fica na Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho, em Belo Horizonte.