Assembleia homenageia a fisioterapia e a terapia ocupacional

As duas atividades, que somam 240 mil profissionais no Brasil, celebram 50 anos de regulamentação.

16/10/2019 - 17:40

A fisioterapia e a terapia ocupacional completam 50 anos de regulamentação no Brasil e o aniversário dessa conquista será celebrado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Reunião Especial de Plenário nesta sexta-feira (18/10/19), às 17 horas.

O requerimento de realização da Reunião Especial é de autoria do deputado João Vítor Xavier (Cidadania). Segundo ele, a regulamentação das duas profissões foi um marco importante, pela relevância dessas atividades para as ciências da saúde. “Nessas cinco décadas, os profissionais destas áreas atuam de forma independente, encarando as novas descobertas de técnicas e práticas e buscando novos conhecimentos”, completou.

Tanto a fisioterapia quanto a terapia ocupacional foram regulamentadas no país por meio do Decreto-lei 938, de 1969. Segundo dados divulgados pelo Coffito (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional), existem mais de 240 mil profissionais regulamentados nestas duas profissões em todo o Brasil, sendo 224.368 fisioterapeutas e 16.245 terapeutas ocupacionais.