O conselho da Medalha Santos Dumont se reuniu nesta segunda (14), no Salão Nobre

Definidos dia e horário da Medalha Santos Dumont

Solenidade será realizada no dia 31 de outubro, às 11 horas, no município que leva o nome do pai da aviação.

14/10/2019 - 19:39

Em reunião do conselho da Medalha Santos Dumont conduzida pelo presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus (PV), nesta segunda-feira, no Salão Nobre, foi definido que a cerimônia de entrega da condecoração será realizada no dia 31 de outubro, às 11 horas, na Fazenda Cabangu, situada no município que leva o nome do pai da aviação, na Zona da Mata.

Criada em 1956 para comemorar o primeiro voo do avião 14-Bis, realizado pelo brasileiro Alberto Santos Dumont em outubro de 1906, em Paris, a comenda é destinada a aviadores civis e militares, assim como a entidades e membros de instituições que contribuem para o desenvolvimento da aviação.

Cada um dos 19 membros do conselho pode indicar quatro nomes para serem homenageados. As indicações devem ser feitas até esta sexta-feira (18), às 18 horas. São quatro os tipos de condecoração: grande colar e graus ouro, prata e bronze.

Referência - O deputado Agostinho Patrus destacou que Santos Dumont é uma referência para os mineiros e que a medalha é uma deferência a ele e a personalidades com relevante trabalho dedicado a Minas.

O coronel da Aeronáutica Eric Portilho e o presidente da Academia Mineira de Letras, Rogério Tavares, também ressaltaram a importância de Santos Dumont. “O Estado vive da sua tradição, da sua história e da sua memória. Não podemos relevar esse tipo de evento, que diz muito quem somos nós”, salientou Rogério.