O pianista Sérgio Aversa e a soprano Helen Isolani abrem as apresentações
César Augusto, no piano, e Josafá Ferreira, na viola, também participarão
A clarinetista Emília Carneiro e a pianista Thelma Lander interpretarão canções europeias

Duos compõem apresentação do Segunda Musical desta semana

Três duplas, em momentos distintos da programação, sobem ao palco do Teatro, às 20 horas desta segunda (14).

10/10/2019 - 15:36

A programação do Segunda Musical desta semana terá três duos em formações de piano acompanhado por canto, viola e clarinete. A apresentação, dividida em três partes, será nesta segunda-feira (14/10/19), às 20 horas, no Teatro.

Helen Isolani, no canto, e Sérgio Aversa, no piano, abrem o programa com canções de câmara brasileira e árias norte-americanas do século XX. Em concerto intitulado “Diálogos musicais” serão interpretadas obras nacionais de Cláudio Santoro, José de Limas Siqueira e Oscar Lorenzo Fernandes, como também dos estadunidenses Douglas Moore e Leonard Bernstein.

Em seguida, o duo formado por Josafá Ferreira, na viola, e César Augusto, no piano, sobe ao palco para apresentar canções clássicas dos europeus Johann Sebastian Bach, Henri Vieuxtemps e Robert Schumann.

Para finalizar o Segunda Musical desta semana, a clarinetista Emília Carneiro e a pianista Thelma Lander interpretam composições do polonês Witold Lutosławski e do alemão Carl Maria von Weber.

Artistas têm extensa formação musical

Helen Isolani é bacharel em Música com a habilitação em Canto Lírico pela Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e mestre em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atuou, também, na Orquestra de Câmara do Sesiminas. Atualmente, é soprano dos grupos Concentus Musicum Belo Horizonte e i Molinari camerata musici. A artista, ainda, criou, dirigiu e produziu o grupo de canto EnCanto.

Sérgio Aversa é bacharel em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Música Brasileira pela UniRio. Sua atuação artística reúne apresentações de piano solo, música de câmara e gravações. Participou da turnê nacional do Grupo Giramundo ao lado da Orquestra da Escola de Música de Nova Lima. Foi agraciado com a Medalha Calmon Barreto por sua atuação acadêmica e artística. Já lecionou Piano e Música de Câmara na Uemg e, atualmente, faz parte do duo Brasil A2, ao lado do flautista Alleton Melo.

Josafá Ferreira é bacharel em Viola de Arco pela UFMG. O artista iniciou seus estudos em 2011 e, em 2012, ingressou na Escola de Música do Estado de São Paulo (Emesp). Participou de vários eventos artísticos, com destaque para o Festival Música nas Montanhas, em Poços de Caldas (Sul de Minas), e o Festival Internacional Sesc de Pelotas (RS). Em 2015 foi um dos selecionados no projeto Jovem Músico BDMG.

César Augusto possui bacharelado em Piano pela UFMG. Cursa, atualmente, mestrado em Performance Musical pela mesma instituição. O artista também é professor de Piano no Centro Cultural Sesi Minas e músico do Coral Ars Nova – UFMG. Já participou de festivais de música erudita e estudou na Bituca – Universidade de Música Popular, em Barbacena (Campo das Vertentes).

Emília Carneiro é bacharel em Clarineta pela UFMG. Em 2010 ingressou na Escola de Música da Fundação Clóvis Salgado (Cefar), no Palácio das Artes. Já apresentou-se ao lado do grupo de teatro de bonecos Giramundo. Em abril de 2018, realizou um intercâmbio para Saarbrücken, Alemanha, por meio do programa Minas Mundi. Emília é  também uma das fundadoras do Ensemble Libertas, grupo mineiro de música contemporânea.

A instrumentista Thelma Lander é bacharel em Piano pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e pós-graduada em Ensino de Artes e Música, pela Universidade Candido Mendes (Ucam). Atualmente, a artista tem concentrado seu trabalho na área de Colaboração Pianística, como professora da Escola de Música da Uemg.

Assembleia Cultural – O Segunda Musical oferece recitais de música erudita no Teatro da ALMG. Ele integra a agenda do Assembleia Cultural, programa que agrupa as diversas iniciativas da ALMG relacionadas à cultura, como exposições de artes plásticas e de fotografia, mostras de artesanato, espetáculos de dança e peças de teatro, entre outras.

O programa Segunda Musical é exibido pela TV Assembleia às sextas-feiras, às 20 horas, com reprises no sábado, às 23h30; no domingo, às 15 horas; e na segunda-feira, à uma hora da manhã. Os vídeos também estão disponíveis no canal da ALMG no YouTube.