Dados apontam que este ano já teriam ocorrido 31 mortes de profissionais da segurança do Estado por suicídio - Arquivo ALMG

Suicídio entre policiais será debatido nesta sexta (4)

Índices estariam crescendo e comissão quer ouvir familiares, especialistas e comandantes de órgãos da segurança pública.

02/10/2019 - 16:35

A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza audiência pública, nesta sexta-feira (4/10/19), às 9h30, para debater o aumento dos índices de suicídio entre profissionais da segurança pública do Estado.

O requerimento da reunião é dos deputados Sargento Rodrigues (PTB), presidente da comissão, Bruno Engler (PSL) e João Leite (PSDB). O debate será realizado no Auditório José Alencar.

O objetivo é discutir o assunto com os comandos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, a chefia da Polícia Civil e a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, além de especialistas no assunto e famílias de vítimas.

Entre as presenças confirmadas, estão as de Elizabeth Alexandrino, mãe do policial militar Francisco Barroso, e Rosângela Santana, diretora da equipe de saúde mental do Instituto de Previdência dos Servidores Militares do Estado de Minas Gerais (IPSM).

O PM Francisco Barroso, 28 anos, deixou carta de despedida em agosto passado, na qual menciona que "a polícia é super estressante", suscitando debates sobre problemas como depressão entre militares.

Conforme divulgado na imprensa à época, pela Ong Defesa Social e entidades como Associação dos Praças Policiais e Bombeiros Militares de Minas Gerais (Aspra), este ano já teriam ocorrido 31 mortes de profissionais da área de segurança do Estado por suicídio.

Transmissões ao vivo – Todas as reuniões do Plenário e das comissões são transmitidas ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia.

Quem não puder comparecer à reunião poderá fazer parte do debate por meio da ferramenta Reuniões Interativas do Portal da Assembleia, que estará disponível no momento da audiência. Questionamentos e dúvidas poderão ser encaminhados e, ao final, poderão ser respondidos pelos convidados.

Consulte a lista completa de convidados para a reunião.