Comissão vai debater problemas na rede municipal de ensino em Betim - Arquivo ALMG

Situação da educação em Betim pauta reunião nesta quinta (3)

Comissão recebeu denúncias como não pagamento do piso na rede municipal e intervenção na gestão das escolas.

02/10/2019 - 10:45

Nesta quinta-feira (3/10/19), a Comissão  de Educação, Ciência e Tecnologia realiza audiência pública para debater problemas que estariam ocorrendo na rede municipal de ensino de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A reunião será às 9h35, no Auditório do andar SE da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), e foi solicitada pela presidenta da comissão, deputada Beatriz Cerqueira (PT), atendendo a uma demanda da comunidade escolar local.

Conforme o gabinete da parlamentar, há denúncias de problemas como o atraso nos repasses para caixas escolares, além de relatos de intervenção da administração municipal na gestão das escolas, como alteração que teria sido feita de forma arbitrária no processo democrático de escolha da direção das escolas.

Outra situação que chegou ao conhecimento do gabinete refere-se a dificuldades nas relações de trabalho, com o descumprimento do piso salarial dos professores. O último reajuste nos salários dos trabalhadores da rede municupal teria sido aplicado em 2014 e as carreiras estariam congeladas.

Em relação à previdência dos servidores, há denúncia de intervenção da administração na gestão do Instituto de Previdência Social do Município de Betim (Ipremb), com prejuízos para os servidores.

Com o objetivo de ouvir a comunidade escolar e o poder público, a reunião tem como convidados entidades representativas da categoria e representantes das secretarias de Educação, tanto municipal como estadual, e ainda da Câmara de Betim.

Transmissões ao vivo – Todas as reuniões do Plenário e das comissões são transmitidas ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia.

Participe - Quem não puder comparecer à reunião poderá fazer parte do debate por meio da ferramenta Reuniões Interativas do Portal da Assembleia, que estará disponível no momento da audiência. Questionamentos e dúvidas poderão ser encaminhados e, ao final, poderão ser respondidos pelos convidados.

Consulte a lista completa de convidados para a reunião.