Conselheiro Lafaiete se desenvolveu em torno das ferrovias e reivindica a retomada desse modal de transporte - Arquivo ALMG

Retomada do transporte ferroviário em Lafaiete motiva debate

Deputados esperam reunir sugestões para subsidiar plano estratégico sobre ferrovias, proposto pelo Governo de Minas.

25/09/2019 - 20:15

A Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai a Conselheiro Lafaiete (Central), nesta sexta-feira (27/9/19), colher sugestões para o Plano Estratégico Ferroviário (PEF), em elaboração pelo Poder Executivo. A reunião será às 18 horas, na Câmara Municipal (Rua Assis Andrade, 540, Centro).

O autor do requerimento de audiência, deputado Glaycon Franco (PV), destaca a importância do transporte ferroviário para o País e a necessidade de reativação do ramal de passageiros entre Conselheiro Lafaiete e Belo Horizonte.

“Conselheiro Lafaiete já possui um leito de ferrovia até a Capital, que funcionou com grande eficiência durante décadas, realizando transporte de passageiros, mas que hoje realiza apenas o transporte de carga”, acrescenta, ao justificar a audiência. O município é um dos vários em Minas que teve seu desenvolvimento associado às ferrovias.

PEF – As propostas resultantes da audiência deverão compor os diagnósticos do PEF, plano que vai tratar da retomada das ferrovias em todo o Estado e que deverá ser concluído até meados do próximo ano. O presidente da Comissão Pró-Ferrovias, deputado João Leite (PSDB), já anunciou reuniões em outras cidades com o mesmo objetivo.

Os estudos serão coordenados pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), com financiamento da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF). Levantamentos relativos à Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e seu entorno já foram realizados e apresentados à comissão pela Agência RMBH, em audiência no último dia 19.

As discussões sobre investimentos em ferrovias ganharam novo fôlego a partir do anúncio de renovação antecipada das concessões ferroviárias pela União, o que injetaria recursos no setor. João Leite destaca que a MRS Logística, uma das concessionárias que buscam a renovação, opera em Conselheiro Lafaiete, o que coloca a cidade em posição vantajosa na disputa por esses investimentos.

Além de lideranças políticas do município, foram convidados para a audiências representantes de entidades ligadas ao tema, como os presidentes da Sociedade de Engenheiros e Arquitetos de Conselheiro Lafaiete e Região, Crispim Ribeiro, e do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de Conselheiro Lafaiete, Fernando Mendes Henriques.

Consulte a pauta da reunião.