Motociclistas relataram a importância do Capitão Senra e da criação da rota em sua homenagem para a modalidade

Rota Capitão Senra pode impulsionar o turismo no Estado

Motociclistas reivindicam apoio institucional para a implementação do circuito, entre Macacos e Brumadinho.

19/09/2019 - 18:00

Em dezembro de 2018, a Rodovia AMG-0160, que liga a BR-040 a São Sebastião das Águas Claras (Macacos), distrito de Nova Lima (Região Metropolitana de Belo Horizonte), recebeu o nome de Rodovia Capitão Senra, em homenagem ao capitão do Exército José Senra Moreira, uma das maiores personalidades do motociclismo no País. A iniciativa partiu de um projeto de lei apresentado pelo presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus (PV).

Os idealizadores da homenagem trabalham agora com um plano mais abrangente, apresentado nesta quinta-feira (19/9/19) à Comissão Extraordinária de Turismo e Gastronomia. A ideia é utilizar a representatividade do capitão para promover uma nova rota turística, que iria de Macacos a Brumadinho, passando por pontos turísticos como mirantes da Serra da Moeda e o museu Inhotim, em um trajeto conhecido por suas curvas e belezas naturais. 

Entusiasta do motociclismo, o mineiro Capitão Senra foi escolhido pela própria marca Harley-Davidson como cliente símbolo no Brasil, chegou a escoltar personalidades como o ex-presidente Juscelino Kubitschek e a rainha Elizabeth II, inspirou a criação de um rótulo da cervejaria Backer e foi o fundador de um dos mais antigos motoclubes do País, o Águias de Aço. Ele morreu em 2016, aos 84 anos de idade.

Apoio - Membros do grupo e familiares de Senra participaram da audiência e pediram apoio para que a rota não só seja oficializada, como mais bem estruturada para o turismo, que seria uma importante alternativa para a diversificação econômica em municípios afetados pela tragédia de Brumadinho.

“Precisamos do apoio de autoridades e dos próprios motociclistas para institucionalizar a rota, criando links com a vida do capitão”, afirmou Jacqueline Karla Lipovetsky, presidente do Águias de Aço e filha de Senra, ao ressaltar seu lema: “Curtir, e não competir. Somar, e não dividir”.

Segundo Anderson Rocha, coordenador do Projeto Rota Capitão Senra, a proposta é tornar Minas mais presente no cenário do mototurismo nacional e internacional. Ele destacou como aliados nessa empreitada a experiência adquirida pelo Estado com a criação da Estrada Real e de circuitos turísticos, assim como a infraestrutura de pousadas, bares e restaurantes já instalada no trajeto.

As principais demandas, de acordo com Anderson, seriam a segurança das vias, a sinalização dos trechos e a promoção da rota, nos moldes do que aconteceu com a cultuada Rota 66, nos Estados Unidos.

“O álibi é o motociclismo, mas queremos dormir bem, um bom banho e um ótimo café da manhã”, pontuou Antônio Carlos Caldeira, proprietário de um restaurante em Casa Branca, em Brumadinho. Ele salientou o potencial da modalidade para atrair turistas do mundo inteiro por meio de sua própria experiência, ao relatar já ter recebido pessoas de vários países no seu estabelecimento, em encontros de Harley-Davidson.

Ícone - Mauro Assunção, responsável pelo portal de motociclismo MG Motos, ratificou o quanto a figura do Capitão Senra pode alavancar a rota. Conforme relatou, até mesmo na África do Sul, em uma loja da famosa marca americana, o nome do ícone da modalidade no Brasil era conhecido.

Para deputados, rota pode ser um marco para o turismo

A criação da rota recebeu o apoio dos deputados Professor Irineu (PSL), presidente da comissão, Gustavo Mitre (PSC), Virgílio Guimarães (PT) e Antonio Carlos Arantes (PSDB).

Professor Irineu ponderou que o mototurismo ainda não é devidamente explorado no Estado, que, com suas belas paisagens e montanhas, pode fazer frente a qualquer roteiro no mundo, no seu entender.

“Essa rota pode ser um marco em Minas Gerais, impulsionando o turismo regional e fomentando a economia”, opinou Gustavo Mitre. Virgílio Guimarães e Antonio Carlos Arantes relataram suas afinidades com o motociclismo e destacaram o potencial do turismo para a geração de empregos.

Executivo – Representando a secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Anderson Tavares, diretor de Fiscalização do Departamento de Edificação e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER-MG), manifestou a disposição do Governo do Estado de contribuir com o projeto.

Ele informou que é preciso que seja feito um diagnóstico da rota, após a definição do seu trajeto, para que o governo, ciente da vocação de Minas para o turismo, possa avaliar as principais demandas.

Maria Lúcia Guedes, diretora da Secretaria de Turismo e Cultura de Brumadinho, e Fabiana Jardim, responsável pela pasta em Nova Lima, também levaram o apoio dos respectivos municípios para a criação da rota.

Consulte o resultado da reunião.