Paloma Felício se apresenta nesta segunda (16)
Quarteto de Flauta e Cordas também participará do espetáculo

Segunda Musical terá recitais de piano, flauta e cordas

Com repertório erudito, programa será dividido em duas partes, nesta segunda-feira (16), às 20 horas, no Teatro.

13/09/2019 - 11:14

A pianista Paloma Felício abre o Segunda Musical desta Semana com obras de compositores eruditos como Alberto Evaristo Ginastera, César Guerra-Peixe, Fréderic Chopin e Heitor Villa-Lobos. Em seguida e com o mesmo estilo de repetório, o Quarteto de Flauta e Cordas executa composições de Mozart.O grupo é composto por Mariana Furtado, no violino, Marcos Paulo, na viola, Andre Freire, no violoncelo, e o flautista Alef Caetano, que participa como convidado especial. As apresentações serão nesta segunda-feira (16/9/19), às 20 horas, no Teatro.

Paloma, natural de Monte Carmelo (Alto Paranaíba), possui licenciatura em Piano pela Universidade Federal de Uberlândia (Triângulo) e é bacharela em Música, pela mesma instituição. A artista já participou de festivais de música como o 37° Curso Internacional de Verão de Brasília (DF), o Festival de Cordas e Piano, em Belo Horizonte, e o Festival Música nas Montanhas, em Poços de Caldas (Sul).

Já foi premiada no XXI Concurso de Piano Professor Abrão Calil Neto, nas edições de 2014 e 2016, e no XII Concurso Nacional de Piano Cora Pavan Capparelli, em 2014. Em janeiro deste ano foi aprovada como professora substituta de Piano da UFU. Atualmente leciona aulas de piano e teclado no Conservatório Estadual de Música e Centro Interescolar de Artes Raul Belém, em Araguari (Triângulo).

Quarteto é formado por estudantes da UFMG

Mariana Furtado iniciou seus estudos de violino aos 11 anos de idade na Orquestra Jovem Gerais, em Contagem (Região Metropolitana de Belo Horizonte), pela qual realizou duas turnês internacionais. Já participou de shows com os artistas Guilherme Arantes e Lenine. Atualmente cursa graduação em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e participa da orquestra sinfônica da mesma instituição, além de atuar na Academia da Orquestra Ouro Preto (Central).

Marcos Paulo iniciou seus estudos em viola aos 13 anos na Orquestra Jovem Gerais em Contagem, instituição pela qual participou de duas turnês internacionais: uma pela Europa, em 2012, e a outra pelos Estados Unidos (EUA), em 2013. O artista foi o vencedor da 18ª edição do concurso BDMG Jovem Músico, em 2018, e, em 2019, foi selecionado para estudar na Academia Orquestra Ouro Preto. Atualmente, é bacharelando na Escola de Música da UFMG.

Andre Freire iniciou os seus estudos de violoncelo aos seis anos em Brasília e atualmente é bacharelando na UFMG. Já foi bolsista em eventos como o Festival Internacional de Campos do Jordão (SP), Aurora Masterclasses, na Suécia, e o Festival Música nas Montanhas. Atuou, ainda, nas orquestras Sinfônica da Universidade de Brasília e da UFMG, e nas alemãs Västra Götalands Ungdomsymfoniker e Göteborgs Ungdomsymfoniker. Realiza, com frequência, concertos nos EUA, na Suécia, na Noruega e em diversos estados brasileiros, como camerista.

Alef Caetano é bacharel em Flauta pela UFMG e está cursando o mestrado em Performance Musical na mesma instituição. Foi cinco vezes premiado no concurso Jovem Músico BDMG. Já tocou na Orquestra Sinfônica e na Orquestra de Câmara Sesi Espírito Santo. Faz parte da Flutuar Orquestra de Flautas e participa da temporada 2019 da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais.

Assembleia Cultural – O Segunda Musical oferece recitais de música erudita no Teatro da ALMG. Ele integra a agenda do Assembleia Cultural, programa que agrupa as diversas iniciativas da ALMG relacionadas à cultura, como exposições de artes plásticas e de fotografia, mostras de artesanato, espetáculos de dança e peças de teatro, entre outras.

O programa Segunda Musical é exibido pela TV Assembleia às sextas-feiras, às 20 horas, com reprises no sábado, às 23h30; no domingo, às 15 horas; e na segunda-feira, à uma hora da manhã. Os vídeos também estão disponíveis no canal da ALMG no YouTube.