Comissão Pró-Ferrovias recebe Agência Metropolitana
Dirigentes do órgão apresentarão estudos para o desenvolvimento do transporte ferroviário no entorno da Capital.
17/09/2019 - 18:00Representantes da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte vêm à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta quinta-feira (19/9/19), para apresentar e debater estudos sobre o transporte ferroviário na Capital e seu entorno. A reunião, realizada pela Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras, será no Plenarinho IV da ALMG, a partir das 14h15.
A presença da diretora-geral da Agência Metropolitana, Mila Batista Leite da Costa, está confirmada. O requerimento para realização da reunião é de autoria do presidente da comissão parlamentar, deputado João Leite (PSDB), da deputada Marília Campos (PT) e do deputado Coronel Henrique (PSL).
A Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) abriga alguns dos principais projetos ferroviários que vêm sendo discutidos pela Assembleia e pelo Governo do Estado. A região é destaque no relatório final da Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras de 2018 e também abriga boa parte das prioridades elencadas pelo Poder Executivo na elaboração do Plano Estratégico Ferroviário, que foi anunciado na ALMG, em solenidade realizada em 14 de agosto.
Entre as propostas do relatório final que devem ser priorizadas no Plano Estratégico estão o Ferroanel de Belo Horizonte, a adequação no transporte de cargas entre o Triângulo Mineiro e a RMBH, a linha Ipatinga (Vale do Aço) à Serra do Cipó (RMBH) e linhas para transporte de passageiros de Belo Horizonte a Brumadinho (RMBH) e de Divinópolis a Betim (RMBH).
O deputado João Leite salienta a importância do Ferroanel, pelo fato de que este poderá liberar as linhas ferroviárias de 22 municípios da região metropolitana para o transporte de passageiros. Outros projetos destacados pelo deputado são os trens de passageiros que ligariam a Capital a alguns dos principais pontos turísticos do Estado, tais como o Museu de Inhotim (em Brumadinho) e as cidades históricas de Ouro Preto e Mariana (ambas na Região Central). Nesse último caso, João Leite tem cobrado que a ligação ferroviária é importante para evitar o isolamento das cidades históricas no caso de um rompimento de barragens de rejeitos de minério, próximas às atuais rodovias.
Transmissões ao vivo – Todas as reuniões do Plenário e das comissões são transmitidas ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia.
Além disso, quem não puder comparecer à reunião poderá fazer parte do debate por meio da ferramenta Reuniões Interativas do Portal, que estará disponível no momento da audiência. Questionamentos e dúvidas poderão ser encaminhados e, ao final, serão respondidos pelos convidados.