Assembleia lança frente parlamentar em defesa da engenharia
Com foco na retomada da economia, iniciativa será formalizada em audiência da Comissão do Trabalho nesta quinta (5).
04/09/2019 - 15:35A Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) lança, nesta quinta-feira (5/9/19), a partir das 10 horas, no Auditório José Alencar, a Frente Parlamentar em Defesa da Engenharia, da Infraestrutura, do Desenvolvimento e dos Profissionais do Setor.
O lançamento será realizado durante audiência pública, solicitada pelo presidente da comissão, deputado Celinho Sintrocel (PCdoB), e pela deputada, Ana Paula Siqueira (Rede). Os parlamentares pretendem discutir propostas para a retomada do crescimento das atividades econômicas do setor.
De acordo com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), no Estado, há 148 mil profissionais e cerca de 36 mil empresas, o que já contribui, de forma significativa, com o PIB mineiro e brasileiro.
Conforme Celinho Sintrocel, será preciso ter investimentos públicos para gerar empregos a curto, médio e longo prazo. “Creio que a engenharia deve ser o centro articulador dos investimentos, do mercado interno e das empresas nacionais”, aponta o deputado.
Já Ana Paula Siqueira destaca que a frente será um importante canal de diálogo e de cooperação entre o Estado e agentes da sociedade política e civil para a convergência de ações comuns. “Não consigo imaginar uma única área, como a industrial, educação ou saúde que não perpasse pela engenharia. Este é um termômetro da economia mineira, um pujante gerador de emprego e renda”, afirma a deputada.
Segundo informações da assessoria parlamentar, a frente buscará propor projetos de lei e políticas públicas e, sobretudo, criar uma conexão entre as demandas dos cidadãos, dos trabalhadores, das empresas, dos municípios e o Executivo.
Outros desafios do atual cenário são as centenas de obras paradas em todo o Estado. A retomada dessas operações, a aproximação com os profissionais para elaboração de projetos capazes de aliar desenvolvimento e sustentabilidade, com compromisso social, e a valorização da categoria estarão também em pauta.
Convidados – Foram convidados a participar da audiência o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), Joel krüger; o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais, Lúcio Fernando Borges; e o presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Minas Gerais, Everson de Alcântara Tardeli.
Transmissões ao vivo - Todas as reuniões do Plenário e das comissões são transmitidas ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia.