Carência de urgência e emergência em JF faz com que moradores busquem atendimento em outros locais - Arquivo ALMG

Redução da urgência em Juiz de Fora preocupa comissão

Audiência marcada para quarta-feira (4) tem como objetivo buscar alternativas para atendimento da população.

02/09/2019 - 16:55

Cinco anos após o fechamento da ala de urgência e emergência do Hospital Regional João Penido, em Juiz de Fora (Zona da Mata), a Comissão de Saúde realiza audiência pública para discutir os impactos da medida para a população local e da região. A reunião, convocada a requerimento do deputado Betão (PT), será no Auditório José Alencar, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta quarta-feira (4/9/19), às 10 horas.

“Ficamos preocupados com a permanência do fechamento, porque além do serviço de urgência e emergência ser fundamental, o hospital é regional e, portanto, atende a diversas cidades da região”, ponderou Betão.

Em 2014, foi fechada a ala de urgência e emergência do hospital, localizada no bairro Grama, região Nordeste de Juiz de Fora, que conta com uma população de cerca de 70 mil pessoas.

Segundo o presidente da Comissão de Moradores da Região Nordeste, José Roberto, quando foi fechada a ala, na qual atuavam pediatras e clínicos 24 horas por dia, atendendo cerca de 90 consultas diárias, a diretoria alegou que seria cedido um espaço para a ampliação de leitos de UTI.

No entanto, de acordo com ele, a direção do hospital exigiu R$ 1 milhão mensais de contrapartida para prestar o atendimento de urgência e emergência, mas a Prefeitura e o Estado consideraram inviável bancar a proposta. Por outro lado, a ampliação de leitos de fato ocorreu, mas hoje a unidade não atende com capacidade plena, por falta de equipamentos.

A redução de unidades de urgência e emergência em Juiz de Fora faz com que muitos moradores tenham que se deslocar por mais de 20 quilômetros até encontrar atendimento. 

Convidados – Para a reunião, foram convidados os secretários de Estado de Saúde, Carlos Amaral Silva, e de Planejamento e Gestão, Otto Levy Reis, além do prefeito de Juiz de Fora, Antônio Guedes, e prefeitos de municípios vizinhos.

Consulte a lista completa de convidados para a reunião.