Edição do Músicos de Minas traz o som da viola caipira
Programa da Rádio Assembleia entrevista o violeiro Chico Lobo, em homenagem ao Dia Estadual da Viola Caipira.
29/08/2019 - 13:12O programa Músicos de Minas, da Rádio Assembleia, entrevista o violeiro Chico Lobo. A edição especial marca o Dia Estadual da Viola Caipira, previsto na Lei 23.083, de 2018, que teve origem no Projeto de Lei 3.930, de 2016, do deputado Doutor Jean Freire (PT), aprovado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O programa, que foi ao ar nesta quarta-feira (28/8/19), tem reprises nesta sexta (30), às 9, 16 e 21 horas.
A norma é uma homenagem ao nascimento de um dos mais importantes violeiros do País, Renato Andrade, que faleceu em 2005. Mineiro de Abaeté (Região Central), o artista misturou o erudito com o popular e tornou-se um virtuoso do instrumento, chamado de “mago da viola”.
Na edição especial do programa Músicos de Minas, o violeiro Chico Lobo, de São João Del Rey (Região Central), lembra-se emocionado de quando conheceu Renato Andrade e exalta a iniciativa de homenagear, em lei, o músico e a viola caipira.
“Foi de uma sensibilidade enorme da Assembleia reconhecer a importância desse instrumento para a nossa cultura. E Renato Andrade foi nosso grande mestre, que fez a viola caipira romper fronteiras, do interior de Minas para as salas de concerto do mundo inteiro. Foi um sonho para mim estar ao lado dele”, disse Chico Lobo, em entrevista à jornalista da Rádio Assembleia, Grazielle Mendes, que produz e apresenta o programa.
Sobre o programa – O Músicos de Minas é veiculado toda semana e apresenta trajetórias de músicos novatos e veteranos com trabalho autoral no Estado, em entrevistas de meia hora, entrecortadas por músicas.