ALMG confere título de cidadão honorário a médico cirurgião

A honraria será entregue a Carlos Eduardo Guimarães Leão nesta sexta-feira (23), em Reunião Especial de Plenário.

22/08/2019 - 11:15

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai homenagear o cirurgião plástico Carlos Eduardo Guimarães Leão, nesta sexta-feira (23/8/19), a partir das 17 horas, durante Reunião Especial de Plenário. A pedido do deputado João Vítor Xavier (Cidadania), ele receberá o título de cidadão honorário de Minas Gerais, pelos relevantes serviços prestados ao estado.

Para o autor do requerimento, o deputado João Vitor Xavier (Cidadania), a entrega do título é um reconhecimento pela atuação de Carlos Eduardo Guimarães na especialidade de Cirurgia Plástica Reparadora, sobretudo nos casos de queimadura, em Minas Gerais. O parlamentar também destacou a contribuição literária científica do médico. 

Nascido em Vitória (ES), em 1957, Carlos Eduardo Guimarães Leão formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e é especialista em Cirurgia Plástica pelo hospital Mater Dei, pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e pelo Conselho Federal de Medicina. Carlos ainda foi coordenador da ala de queimados do Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, de 1994 a 1999 e de 2003 a 2014.

O médico é membro titular imortal da Academia Mineira de Medicina, criador de diversas técnicas cirúrgicas e autor de dois livros, tem 54 trabalhos e 16 capítulos de publicações sobre cirurgia plástica, queimaduras e cirurgia da calvície. É o inventor, ainda, do “Bisturi Leão” para transplante capilar. Já recebeu diversos títulos por sua atuação em cirurgia plástica reparadora e por sua contribuição na literatura médica.