Audiência pública, segundo deputado, dá sequência a reunião realizada em junho com secretário de Saúde (centro)

Comissão de Saúde debate gestão privada na Fhemig

Governo do Estado determinou estudos para que hospitais sejam geridos por organizações sociais.

26/08/2019 - 17:30

Os estudos do Governo do Estado para ceder a administração de hospitais da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) para organizações sociais e outras propostas de gestão serão tema de audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião será realizada pela Comissão de Saúde nesta quarta-feira (28/8/19), a partir das 10 horas, no Plenarinho I da ALMG.

A reunião atende dois requerimentos parlamentares. Um deles é de autoria do presidente da comissão, deputado Carlos Pimenta (PDT), e dos deputados Doutor Jean Freire (PT), Doutor Paulo (Patri) e Doutor Wilson Batista (PSD). O outro é de autoria do deputado Professor Cleiton (DC).

Com relação ao primeiro requerimento, o presidente da Comissão de Saúde, Carlos Pimenta, afirmou que é decorrente da reunião do Assembleia Fiscaliza realizada em 19/6/19, com a participação do secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Pereira da Silva. Na ocasião, o secretário afirmou que a proposta de parcerias com organizações sociais na gestão de hospitais vem sendo avaliada desde 2018, no governo anterior.

No requerimento de sua autoria, o deputado Professor Cleiton cita documento do Governo do Estado em que a Fhemig é instruída a concluir estudos individualizados, até o início de julho de 2019, sobre a viabilidade de transferência do gerenciamento das unidades hospitalares do Estado para organizações sociais através de contratos de gestão.

“Embora haja previsão legal para a realização de contratos de gestão entre a administração e organizações sociais nas áreas de saúde, educação, cultura, meio ambiente etc, o assunto traz certa desconfiança por parte da sociedade, já que se trata, a bem da verdade, de terceirização de atividades fins do Estado”, afirmou Professor Cleiton, em seu requerimento.

Para esclarecer a questão, os deputados convidaram o secretário de Estado de Saúde, entre outras autoridades. Já confirmaram participação, entre outros convidados, o presidente da Associação Sindical dos Trabalhadores em Hospitais de Minas Gerais, Carlos Augusto Martins, e a diretora do Hospital Infantil João Paulo II, Silvana Simão.

Transmissões ao vivo – Todas as reuniões do Plenário e das comissões são transmitidas ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia.

Além disso, quem não puder comparecer à reunião poderá fazer parte do debate por meio da ferramenta Reuniões Interativas do Portal, que estará disponível no momento da audiência. Questionamentos e dúvidas poderão ser encaminhados e, ao final, serão respondidos pelos convidados.

Consulte a lista completa de convidados.