Funed atua na área da saúde, pesquisa e produção de medicamentos - Arquivo ALMG

Funed será homenageada pelos seus 112 anos

Celebração será durante a Reunião Extraordinária da Comissão de Educação da Assembleia nesta terça-feira (27).

23/08/2019 - 12:30

Uma das mais importantes instituições públicas de produção de medicamentos na América Latina, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) será homenageada, nesta terça-feira (27/8/19), pela Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Durante a reunião da comissão, que acontecerá às 9h30, no Auditório SE da ALMG, ocorrerá a entrega de votos de congratulações para os representantes da Funed, em comemoração pelo seu aniversario de 112 anos.

Segundo a autora do requerimento e presidenta da comissão, deputada Beatriz Cerqueira (PT), a Funed desempenha um papel importante em pesquisas na área de saúde, produção de medicamentos e de conhecimento em Minas Gerais.

Fundada em 1907, a Funed é vinculada à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) e conta com 42 laboratórios que realizam análises e exames de última geração para as vigilâncias sanitária, epidemiológica, ambiental e de saúde do trabalhador. A fundação possui o único laboratório público em Minas Gerais responsável pelo diagnóstico laboratorial da H1N1, também conhecida como “gripe influenza tipo A ou gripe suína”.

A instituição mineira é ainda a única, na América Latina, que produz a talidomida, medicamento usado no tratamento da hanseníase e com alto potencial para tratamento de outras doenças, como o câncer.

Confira a pauta da reunião.