A data já foi lembrada pela Assembleia em 2015 - Arquivo ALMG

Deficiência intelectual e múltipla pauta audiência pública

Assembleia pretende debater a participação da família na construção de políticas públicas.

23/08/2019 - 12:10

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai realizar nesta segunda-feira (26/8/19), a partir das 14 horas, no Auditório SE, audiência pública para debater a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A reunião foi requerida pelo presidente da comissão, deputado Professor Wendel Mesquita (SD), pelo vice-presidente, deputado Duarte Bechir (PSD), e pelos deputados Zé Guilherme (PRP) e Professor Cleiton (DC).

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla acontece todos os anos, durante o período de 21 a 28 de agosto. O objetivo da iniciativa é promover a reflexão da sociedade sobre a adoção de medidas inclusivas. A semana foi instituída pela Lei 13.585, de 2017.

A Federação das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae Brasil) adotou como tema neste ano: "Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas". Nesse sentido, o foco da discussão, também na Assembleia Legislativa, será a participação da família no processo de construção da rede pública de assistência.

Duarte Bechir ressalta que, muitas das vezes, o poder público não cumpre o seu papel de ofertar às pessoas com deficiência os tratamentos necessários, ou de oferecer à família as orientações e o amparo para que possam compreender e lidar com as situações enfrentadas no dia a dia.

As pessoas com deficiência intelectual ou cognitiva, em geral, apresentam dificuldades para resolver problemas, compreender ideias abstratas, estabelecer relações sociais, compreender e obedecer a regras, e realizar atividades cotidianas como as ações de autocuidado.

Convidados – Foram convidados para a reunião, entre outros, Wesley Barbosa Severino, coordenador especial de Apoio e Assistência à Pessoa com Deficiência; Mônica Farina Neves Santos, diretora de Ações Temáticas e Estratégicas da Subsecretaria de Políticas e Ações de Saúde (SES-MG); e Alexies Campos Alves, representante da Diretoria de Modalidade e Temática da Secretaria de Educação de Minas.

Transmissões ao vivo - Todas as reuniões do Plenário e das comissões são transmitidas ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia.

Além disso, quem não puder comparecer à reunião poderá fazer parte do debate por meio da ferramenta Reuniões Interativas do Portal, que estará disponível no momento da audiência. Questionamentos e dúvidas poderão ser encaminhados e, ao final, serão respondidos pelos convidados.

Consulte a lista completa de convidados da reunião.