Vista da Cidade Administrativa onde hoje funciona a maior parte dos órgãos do governo - Arquivo ALMG

Seleção para cargos no governo do Estado motiva reunião

Audiência pública deve trazer à tona questionamentos sobre o programa Transforma Minas.

19/08/2019 - 18:37

A realização de processo seletivo para ocupação de cargos comissionados no governo do Estado, por meio do programa Transforma Minas, será tema de audiência pública da Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (21/8/19), no auditório José Alencar. A reunião foi solicitada pelo deputado Raul Belém (PSC) e deve começar às 14h30. 

O parlamentar tem feito algumas críticas e ponderação sobre a seleção. Segundo afirmou durante pronunciamento feito em Plenário, recentemente, muitas pessoas que participaram do processo reclamam que, após terem passado pelas várias fases da seleção, não obtiveram mais nenhum retorno, o que demonstraria falta de transparência no processo. Muitos já teriam tomado posse nos cargos sem, no entanto, ter havido nenhuma lista publicada, informando a pontuação deles, por exemplo.

Do processo seletivo em questão e de outras ações do governo participa a Comunitas, uma organização da sociedade civil promotora de parcerias entre o setor privado e o Poder Público. O deputado Raul Belém também afirma que, no mês de junho, teria pedido informações ao governo sobre a Comunitas, mas até hoje não teria recebido resposta.

Para o parlamentar, o processo deveria ser público e transparente, mas não se sabe exatamente em quais termos foi feito o acordo com a Comunitas.

As primeiras vagas do processo seletivo foram anunciadas pelo governador Romeu Zema em março deste ano. No presente momento, ainda há inscrições abertas para alguns cargos, no site do programa Transforma Minas, para a Advocacia-geral do Estado (AGE) e para a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).

Presenças - A audiência sobre o processo de seleção chegou a ser agendada anteriormente, mas foi remarcada para esta quarta-feira (21/8), de modo que o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Otto Alexandre Levy Reis, pudesse estar presente, uma vez que a Seplag é a gestora do processo.

Entre os convidados para a audiência que já confirmaram presença, além do secretário Otto Alexandre Levy, estão o coordenador da Defesa de Patrimônio Público de Belo Horizonte, Leonardo Duque Barbabela; e Bruna Eboli, representando a Vetor Brasil, organização da sociedade civil(OSC), suprapartidária e sem fins lucrativos, que oferece aperfeiçoamento profissional voltado para o setor público.

Também foi convidada a diretora presidente da Comunitas, Regina Célia Esteves de Siqueira.

Transmissões ao vivo - Todas as reuniões do Plenário e das comissões são transmitidas ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia.

Além disso, quem não puder comparecer à reunião poderá fazer parte do debate por meio da ferramenta Reuniões Interativas do Portal, que estará disponível no momento da audiência. Questionamentos e dúvidas poderão ser encaminhados e, ao final, serão respondidos pelos convidados.

Consulte a lista completa de convidados para a reunião.