Websérie faz parte das ações do movimento Sou Minas Demais

Segmento da moda é novo tema da websérie Sou Minas Demais

Profissionais destacam a importância do setor para a economia, a geração de empregos e o empreendedorismo do Estado.

09/08/2019 - 17:05

Mostrar, além das montanhas, a importância do mercado da moda mineira para o Estado e para o País. É o que trata o novo episódio da websérie do movimento Sou Minas Demais, divulgado nesta quarta-feira (7/8/19).

Discutir a diversificação da matriz de desenvolvimento do Estado e propor ações para a retomada do crescimento é um dos objetivos desse movimento proposto pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

No vídeo, a empresária Luiza Barcelos destaca que moda é um negócio que emprega várias pessoas e projeta nosso Estado para todo o País. Nesse sentido, reforça a importância do Minas Trend para alavancar os negócios desse setor no Estado. De acordo com ela, a moda mineira é fácil de ser reconhecida pelos pequenos detalhes, sendo possível ver o cuidado, o capricho, o feito à mão.

Também profissional da área, Vander Martins enfatiza que a moda é uma indústria forte, que emprega e tem colocado Minas no mapa do Brasil como um Estado importante na geração de valor e de novos conceitos.

Mercado transversal – “Eu sempre quero fazer uma roupa que passa por vários processos de pessoas, sempre quero dar trabalho para a bordadeira da esquina ou para aquela costureira que só faz aquele tipo de ponto. A gente tem isso em Minas, a gente tem a mão de obra e o cuidado em fazer as coisas de modo artesanal mesmo”, avalia o estilista Luiz Claudio.

No vídeo, ele se lembra da época que moda para ele era uma ideia de trabalho com sonho. “A moda só chegou na minha vida porque minha mãe é costureira e eu entendi que poderia sobreviver costurando. Então é muito mágico costurar. Era muito mágico ver minha mãe recebendo aquilo, recebendo as clientes”, conta.

O episódio também reforça que, além da indústria e do comércio, a moda beneficia outros segmentos e faz girar economicamente uma grande cadeia produtiva, como a das agências de modelos, de produtoras de evento, o turismo e o setor têxtil.

Episódios estão nos canais de divulgação da ALMG

O vídeo anterior da websérie Sou Minas Demais foi sobre a comunidade Noiva do Cordeiro, na cidade de Belo Vale, com mais de 300 pessoas, que encontrou na agricultura e no artesanato uma oportunidade de gerar emprego e renda. O primeiro episódio destacou o rapper Kdu dos Anjos, de 28 anos, que, desde 2014, desenvolve o projeto social Lá da Favelinha.

Todos os conteúdos são divulgados no canal da Assembleia no YouTube, nos perfis da instituição no FacebookTwitterInstagram e também são impulsionados nas redes sociais.

Eles estão, também, no hotsite do Movimento Sou Minas Demais, iniciativa de caráter suprapartidário que objetiva a mobilização interinstitucional e de diversos atores sociais para a retomada do desenvolvimento econômico e social do Estado.