Jovens de todo o Estado participam do projeto - Arquivo ALMG

PJ Minas oferece cursos de formação a estudantes

As inscrições para os três cursos disponíveis terminam entre segunda e terça-feira (12 e 13/8).

09/08/2019 - 16:45

Até o dia 19 de agosto, os participantes do projeto Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas), edição 2019, precisam ter feito os cursos de formação on-line que estão disponíveis na plataforma de Educação a Distância (EaD) da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). As inscrições para os últimos cursos terminam nesta terça-feira (13/8/19).

O tema deste ano, que foi escolhido pelos próprios jovens participantes da edição de 2018, é discriminação étnico-racial. Participam estudantes do ensino médio de 94 municípios mineiros, agrupados em 16 polos regionais. Do total, 24 cidades estão no projeto pela primeira vez. 

Os três cursos a distância, abertos entre março e abril deste ano, são mais uma oportunidade para os estudantes se capacitarem para os debates sobre o tema.

A inscrição para o curso "Linguagem e Parlamento: produção textual oral e escrita" termina nesta segunda-feira (12/8). Nele, os jovens encontram dicas para desenvolver a oralidade, habilidade que será usada durante a discussão de propostas nas plenárias do Parlamento Jovem de Minas. Também aprenderão a redigir propostas para o Legislativo com clareza, coesão e objetividade. 

A terça-feira, dia 13, é o último dia para se inscrever no curso "É você que faz política", no qual estão disponíveis reflexões sobre o termo política, sua função na organização da sociedade e o papel de cada cidadão no exercício político cotidiano; e também no curso sobre a "Dinâmica dos Grupos de Trabalho e da Plenária na Etapa Estadual", onde os estudantes conhecem um pouco mais sobre a organização e o funcionamento do projeto. 

Como acessar - O Programa de Formação On-line é destinado aos coordenadores, monitores e estudantes do ensino médio que participam do PJ Minas, mas é aberto a qualquer interessado que queira fazer. Para participar dos estudos e debates, é preciso acessar a plataforma de Educação a Distância (EaD) da Escola do Legislativo da Assembleia de Minas.

O usuário que já está cadastrado na plataforma deve ir à página principal do curso desejado e acessar o link para a inscrição. Quem ainda não tem cadastro, precisa acessar a tela principal da plataforma, preencher os dados e, então, se inscrever no curso desejado.

Parlamento Jovem de Minas é um projeto de formação política e cidadã dos jovens mineiros, desenvolvido pela Assembleia de Minas há 16 anos. Saiba mais, visitando também a página do projeto no Facebook.