Pagamento de diárias a policiais será tema de audiência
Denúncias apontam para valores baixos e demora nos repasses a policiais de batalhão de Unaí.
02/08/2019 - 17:05A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza na próxima terça-feira (6/8/19), às 10 horas, no Plenarinho II, debate sobre o sistema de pagamento de diárias aos policiais militares, especialmente no que se refere a ausência de tratamento igualitário e ao suposto enriquecimento ilícito do Estado.
De acordo com o presidente da comissão e autor do requerimento, deputado Sargento Rodrigues (PTB), entre os dias 1 e 5 de maio deste ano, cinco policiais militares do 28º Batalhão da Polícia Militar (28º BPM) foram empenhados no policiamento do município de Natalândia (Noroeste de Minas) e para os quatro dias de trabalho receberam o valor de meia diária.
Além disso, no mês de junho, entre os dias 07 e 15, 25 policiais do mesmo batalhão foram empenhados no policiamento da festa “Romaria de Santo Antônio” no distrito de Serra das Araras, na cidade de Chapada Gaúcha (Norte). “Mesmo estando a mais de 300 km da sede do batalhão, em Unaí (Noroeste), receberam uma diária e meia por todos os sete dias de trabalho”, destacou o parlamentar.
Sargento Rodrigues relatou ainda denúncia de outros cinco policiais, que receberam uma diária para quatro dias de trabalho em Buritis (Noroeste), de 19 a 21 de junho. E de 19 a 23 de julho outros cinco policiais foram empenhados para policiar Riachinho (Norte) e, por cinco dias de trabalho, devem receber meia diária.
O deputado também recebeu denúncias de demora no repasse dessas diárias, que, apesar dos valores irrisórios, levam de 45 a 60 dias para caírem nas contas dos policiais.
Convidados – Foram chamados a participar da reunião o defensor Público-Geral do Estado da Defensoria Pública de Minas Gerais, Gério Patrocínio Soares; o Comandante-Geral da Polícia Militar de Minas Gerais, Coronel PM Giovanne Gomes da Silva; o comandante do 28º BPM, Tenente Coronel PM Jair Rosa Lemos, e o presidente da Associação dos Praças Policiais e Bombeiros Militares de Minas Gerais, Subtenente PM Heder Martins de Oliveira.
Transmissões ao vivo – Todas as reuniões do Plenário e das comissões são transmitidas ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia.
Além disso, quem não puder comparecer à reunião poderá fazer parte do debate por meio da ferramenta Reuniões Interativas do Portal, que estará disponível no momento da audiência. Questionamentos e dúvidas poderão ser encaminhados e, ao final, serão respondidos pelos convidados.