Notícias Rss

Comissão de Direitos Humanos aprovou diversos requerimentos nesta terça-feira (16)
Comissão de Direitos Humanos aprovou diversos requerimentos nesta terça-feira (16) - Foto: Sarah Torres
16/07/2019 19h35

Glenn Greenwald será homenageado por comissão

Direitos Humanos aprova requerimento para que seja formulado voto de congratulações com o jornalista americano.

Compartilhe:
Twitter Facebook
Email Versão para impressão

A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, nesta terça-feira (16/7/19), requerimento para que seja formulado voto de congratulações com o escritor, advogado e jornalista Glenn Greenwald, pela sua carreira no jornalismo investigativo e sua defesa da liberdade de expressão e de opinião. A homenagem foi solicitada pelo deputado André Quintão e pela deputada Beatriz Cerqueira, ambos do PT.

Greenwald é um dos fundadores do site The Intercept Brasil, responsável pela divulgação de mensagens privadas entre o ministro Sergio Moro e integrantes da Operação Lava Jato. O jornalista americano afirma ter recebido de uma fonte anônima todo o conteúdo publicado, que, segundo o site, mostra o comportamento politizado e antiético do ex-juiz e de membros do Ministério Público envolvidos na operação.

Ocupações – Em conjunto com a presidenta da comissão, deputada Leninha (PT), Beatriz Cerqueira também teve aprovada a realização de audiência sobre as ocupações Vila Nova, Beira Linha e Morro do Calango, localizadas na Capital, assim como de visitas à Prefeitura de Belo Horizonte e ao Instituto Estadual de Florestas (IEF), para tratar dessas ocupações.

A situação da ocupação Professor Fábio Alves, de Belo Horizonte, será tema de outra audiência, também a requerimento da deputada Beatriz Cerqueira.

A parlamentar ainda solicitou debates sobre a violação de direitos humanos em decorrência das atividades minerárias em Itabira (Região Central), a necessidade de reparação da Bacia do Rio Doce pela Fundação Renova, em função do rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana (Região Central), e a democratização da comunicação.

O sistema público de comunicação também estará em pauta em audiência pedida pela deputada Leninha, que ainda propôs o agendamento de reunião sobre a situação dos povos e comunidades tradicionais do Vale das Cancelas, em Grão Mogol (Norte de Minas).

Semiárido – A presidenta da comissão também assinou, em conjunto com o deputado Doutor Jean Freire (PT), requerimento para que sejam discutidas, em debate público, as políticas de convivência com o semiárido mineiro.

O assunto pautará outras duas visitas: uma ao governador do Estado e outra à Câmara dos Deputados, na busca de políticas públicas para a região.

Desta vez em parceria com a deputada Andréia de Jesus (Psol), Leninha solicitou uma visita à Penitenciária Professor Jason Albergaria, em São Joaquim de Bicas (Região Central).

Por fim, a pedido dos deputados Cristiano Silveira (PT) e Coronel Sandro (PSL), serão realizadas audiências, respectivamente, sobre as práticas discriminatórias na doação de sangue e os critérios para seleção das organizações sociais responsáveis pela instalação das casas de semiliberdade. Essas estruturas têm como foco conscientizar e promover a ressocialização de menores infratores.

Consulte o resultado da reunião.


Tópicos:
Últimas Notícias

Notícias

22/10/2019

Concessões devem incluir proteção à fauna nas rodovias

Medida foi defendida em audiência para reverter mortes de animais por atropelamento, que chegariam a 15 por segundo.

22/10/2019

Unificação de carreiras judiciais volta a Plenário

Os projetos do Tribunal de Justiça que tratam do assunto receberam pareceres de 2º turno da Comissão de Administração.

22/10/2019

Conselho é espaço de fortalecimento democrático

Em audiência pública, convidados exaltaram Conedh como pilar da democracia a partir da defesa de direitos.

22/10/2019

Pais de alunos especiais denunciam escolas privadas de BH

Eles relataram à Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência não conseguir matricular seus filhos.

23/10/2019 Boletim da ALMG
Seu browser não suporta flash player
00:03:41 | Download (3464kb)

22/10/2019 Estudo aponta mais de 2 milhões de animais silvestres de médio e grande porte atropelados nas estradas do país
Seu browser não suporta flash player
00:04:32 | Download (4260kb)
facebook facebook
Carregando Carregando posts...
Twitter Twitter
Twitter