As festas juninas são também um atrativo turístico em Minas Gerais - Arquivo ALMG

Cultura junina será tema de audiência

A finalidade é discutir políticas de valorização e divulgação dessa tradição mineira.

05/07/2019 - 18:55

A Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza audiência pública, na segunda-feira (8/7/19), para debater a importância da valorização da tradição da cultura junina no Estado. A reunião, que foi solicitada pela deputada Ana Paula Siqueira (Rede), será às 19 horas, no Auditório José Alencar.

De acordo com informações do gabinete da deputada, a União Junina Mineira estima que existam mais de 200 grupos de quadrilhas em Minas Gerais, 40 deles na Capital. A instituição, que sugeriu a audiência pública para Ana Paula Siqueira, propõe a realização de um festival estadual, como forma de estimular esse tipo de manifestação.

“O governo do Estado precisa ter um olhar diferenciado para esse segmento. É preciso preservar essa tradição e divulgar essas festas, que também são formas de atrair turistas para o Estado”, considera Ana Paula Siqueira.

Segundo levantamento da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), divulgado pelo gabinete, as festas juninas aquecem o comércio varejista, especialmente o mercado de gêneros alimentícios. No período, as vendas crescem mais de 50%.

“É fundamental que a gente incentive esses grupos de quadrilha que promovem um trabalho mais que cultural, mas também social, por todo o Estado”, analisa a deputada.

Convidados – Autoridades como o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Marcelo Matte, e representantes dos quadrilheiros, entre os quais o presidente da União Junina Mineira, Jadison Silva Nantes, foram convidados para participar da audiência.

Transmissões ao vivo – Todas as reuniões do Plenário e das comissões são transmitidas ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia.

Consulte a lista completa de convidados para a reunião.