Situação da Forluz e da Cemig Saúde pauta audiência pública
Reunião será realizada nesta quarta-feira (10), às 9h30, no Auditório José Alencar.
08/07/2019 - 19:55Debater a situação atual e as perspectivas futuras da Fundação Forluminas de Seguridade Social (Forluz) e da Cemig Saúde. Esse é o objetivo de audiência pública que a Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai realizar nesta quarta-feira (10/7/19), às 9h30, no Auditório José Alencar.
A atividade foi solicitada pelo presidente da comissão, deputado Celinho Sintrocel (PCdoB). Na justificativa do requerimento que deu origem à reunião, o parlamentar destaca que matérias publicadas pela imprensa atribuíram à Forluz e à Cemig Saúde custos inadequados com os trabalhadores e aposentados da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).
“Essas notícias foram rechaçadas de forma veemente por um conjunto de entidades representativas dos trabalhadores da Cemig, conhecido como Coletivo de Entidades de Olho na Forluz e na Cemig Saúde”, explicou.
Celinho Sintrocel acrescentou que a audiência visa tirar dúvidas e fortalecer os dois planos. Ele disse que, há tempos, o patrimônio público vive sob constante ameaça. “Agora, aqueles que querem alienar as estatais mineiras insistem em misturar alhos com bugalhos. É preciso deixar bem claro que a Cemig é uma coisa e a Forluz e a Cemig Saúde são outra coisa complemente diferente”, enfatizou.
O parlamentar destacou ainda que a Forluz e a Cemig Saúde foram construídas e são mantidas pelos eletricitários e demais empregados da empresa. Ele também ressaltou que a maior parte dos recursos ali investidos são dos próprios trabalhadores e são bem administrados.
A Forluz é a fundação responsável pela gerência dos planos de previdência complementar dos servidores da Cemig. Segundo seu site, é o maior fundo de pensão de Minas Gerais e está entre os oito maiores do País, com ativos financeiros que somam atualmente cerca de R$ 16 bilhões. Já a Cemig Saúde é responsável pelos benefícios de assistência à saúde dos trabalhadores da empresa.
Entre os convidados para a reunião estão o presidente da Cemig, Cledorvino Belini, o presidente da Forluz, Gilberto Gomes Lacerda, e o presidente da Cemig Saúde, Anderson Ferreira, além de representantes de entidades sindicais.
Transmissões ao vivo – Todas as reuniões do Plenário e das comissões são transmitidas ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia.