Cooperativismo será debatido na Comissão de Desenvolvimento
Na semana em que se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo, ALMG realiza audiência pública sobre o tema.
28/06/2019 - 17:02O estágio atual do cooperativismo em Minas Gerais será discutido pela Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A audiência pública acontece nesta segunda-feira (1º/7/19), na mesma semana do Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado no primeiro sábado de julho.
Solicitada pelo deputado Antonio Carlos Arantes (PSDB), a reunião será às 9h30, no Plenarinho II. Para o parlamentar, o cooperativismo revela sua força e importância sobretudo em momentos de crise. “É o único instrumento em que o pequeno se torna grande, tendo acesso a inovações, tecnologias de ponta e crédito. Os cooperativistas, como eu, não só vestem, como suam a camisa do cooperativismo. Por isso, devemos sempre discutir e também homenagear o movimento”, afirmou.
Desde 1923, o Dia Internacional das Cooperativas é celebrado anualmente no primeiro sábado de julho pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI), uma entidade com status de agência independente da Organização das Nações Unidas (ONU).
Nações Unidas - A partir de 1995, junto com a ONU, começaram a ser definidos temas para a celebração da data. Foi nesse mesmo ano, por ocasião do centenário da ACI, que a ONU aprovou uma resolução reafirmando o primeiro sábado de julho como data oficial para celebrar o cooperativismo em todo o planeta.
Em 2019, o tema escolhido foi "Cooperativas em prol do trabalho decente". A escolha busca reforçar a mensagem de que cooperativas são empreendimentos geridos democraticamente por pessoas que primam sempre pelo desenvolvimento humano e a justiça social no trabalho.
A temática também joga luz no crescimento da desigualdade e dos índices de desemprego em diversos países, de forma particular entre os jovens. O tema está em consonância com o oitavo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que versa sobre “Desenvolvimento sustentável e trabalho decente”.
Convidados - Foram convidados a participar da reunião o presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), Flávio Roscoe, o presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado, Ronaldo Scucato, o presidente da Associação Empresarial e Comercial de Minas, Aguinaldo Diniz Filho, além de representantes de federações ligadas à agricultura e ao comércio.
Transmissões ao vivo – Todas as reuniões do Plenário e das comissões são transmitidas ao vivopelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia.
Além disso, quem não puder comparecer à reunião poderá fazer parte do debate por meio da ferramenta Reuniões Interativas do Portal, que estará disponível no momento da audiência. Questionamentos e dúvidas poderão ser encaminhados e, ao final, serão respondidos pelos convidados.