Encontro foi realizado no Salão Nobre e contou com a presença de deputados da Mesa e de líderes

Presidente da ALMG reúne-se com embaixador da Eslováquia

Objetivo do encontro foi propiciar maior aproximação entre Minas e o país europeu, especialmente na área comercial.

18/06/2019 - 17:50

Estreitar as relações entre Minas Gerais e Eslováquia, país da Europa Central. Com esse objetivo, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus (PV), recebeu o embaixador da Eslováquia no Brasil, Milan Zachar, na tarde desta terça-feira (18/6/19).

O encontro foi realizado no Salão Nobre e contou com a presença de deputados da Mesa e de líderes, além do cônsul honorário da Eslováquia em Minas Gerais, Renato Werner, e do vice-presidente da Câmara de Comércio Eslováquia Brasil, Hudson Lima.

O embaixador apontou semelhanças entre as economias de Minas e da Eslováquia, como a mineração e a produção automobilística, e afirmou que as relações comerciais entre os dois têm grande potencial de expansão.

O cônsul Renato Werner afirmou que o país pode ser a porta de entrada de produtos mineiros no mercado europeu. “Temos interesse no queijo mineiro, que ganhou mais de 50 medalhas, e hoje não pode ser exportado”, exemplificou. Outro produto citado foi o café. A Eslováquia, por sua vez, teria condições de fornecer insumos para cerveja artesanal, entre outros.

Agostinho Patrus acenou com a possibilidade de a Assembleia articular um encontro entre empresários com o intuito de incrementar as exportações e importações entre Minas Gerais e Eslováquia. “É uma grande alegria estar aqui. Lembro que, em 1996, meu pai, então presidente desta Casa, recebeu o seu pai, então embaixador da Eslováquia”, disse o parlamentar ao embaixador.

Relação Brasil / Eslováquia – As relações diplomáticas entre Brasil e Eslováquia tiveram início em 1993, quando da dissolução da Tchecoslováquia. A Embaixada do Brasil em Bratislava foi inaugurada em 2008. Em Minas Gerais, no ano de 2015 foi estabelecida a Câmara de Comércio Indústria e Agropecuária Brasil-Eslováquia em Belo Horizonte.

As exportações do Brasil para a Eslováquia somaram, em 2018, US$30,7 milhões, 24,6% a mais do que em 2017, enquanto as importações totalizaram US$131,3 milhões, com crescimento de 17,5%. No primeiro trimestre de 2019, as exportações do Brasil para a Eslováquia cresceram 19%, enquanto as importações caíram 5,5%, fazendo a corrente de comércio ter queda de 1,4%.