Comissão verifica andamento de obras contra enchentes
Intervenções hídricas e viárias em Contagem, que causaram a remoção de moradores, estariam paradas desde 2017.
19/06/2019 - 11:38A Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) visita, na próxima segunda-feira (24/6/19), obras no Córrego do Ferrugem (Rua Nossa Senhora de Fátima, 515, bairro Água Branca), em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, para avaliar seu andamento. Solicitada pela deputada Marília Campos (PT), a atividade está marcada para 9h30.
De acordo com a assessoria da parlamentar, as obras que serão visitadas tiveram início em 2009 e, mesmo depois de dez anos, ainda não foram finalizadas. Trata-se de intervenções urbanas com o objetivo principal de prevenir enchentes na região industrial de Contagem. O Córrego do Ferrugem é um afluente do Arrudas e, frequentemente, transborda com as chuvas no verão.
Para garantir o fim do problema, são necessárias obras hídricas e viárias, que exigiram a remoção de parte da população do entorno do córrego, ainda segundo a assessoria da deputada Marília Campos. Os atingidos estariam morando em residências pagas com o auxílio de “aluguel social”, enquanto não terminam as construções de casas para sua mudança definitiva.
A comissão quer saber quantas pessoas já foram remanejadas de forma definitiva e qual a situação dos antigos moradores que tiveram que sair das suas casas. A assessoria da parlamentar relatou que, desde 2017, todas as obras estão paradas e que é preciso entender o que ainda falta, o que está impedindo a finalização das intervenções e quais são as consequências dessa demora.