Ao agradecer a homenagem, o presidente Agostinho Patrus mencionou valores do povo italiano, entre os quais o empreendedorismo

Presidente da ALMG recebe a Ordem Estrela da Itália

Honraria reconhece mérito por estreitamento das relações entre o Brasil e o país europeu.

06/06/2019 - 22:05

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus (PV), foi agraciado com o título de cavaleiro da Ordem Estrela da Itália. A solenidade foi realizada pelo consulado do país europeu na noite desta quinta-feira (6/6/19), no Automóvel Clube, no Centro de Belo Horizonte. O presidente da Fiat Chrysler Automibiles (FCA) para a América Latina, Antonio Filosa, também recebeu a honraria.

A Ordem da Estrela da Itália foi criada em 2011 para reconhecer o mérito de cidadãos italianos ou estrangeiros na promoção da amizade entre a Itália e outros países, contribuindo para estreitar laços de cooperação. A homenagem integra a Festa da República Italiana, celebrada anualmente em 2 de junho. A data lembra o referendo institucional realizado em 1946 para decidir a forma de governo da Itália após o fim da Segunda Guerra Mundial e a queda do fascismo.

Durante seu pronunciamento, o presidente Agostinho Patrus mencionou valores do povo italiano, como a dedicação, a coragem e o empreendedorismo, para agradecer pela homenagem. Ele parafraseou um verso do poeta chileno Pablo Neruda para expressar a emoção e a alegria por ter sido agraciado. “A palavra tem uma asa e um silêncio”, recitou ao fim de seu discurso.

Antes de conceder a honraria, o cônsul da Itália em Belo Horizonte, Dario Savarese, disse que o presidente do Legislativo mineiro demonstra, em sua trajetória política, um olhar especial para o estreitamento das relações entre Brasil e Itália, sobretudo para o desenvolvimento econômico. Dario lembrou que o parlamentar é vice-presidente da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais.

Fiat - Em seu agradecimento, o presidente da FCA para a América Latina, Antonio Filosa, citou a importância da equipe de colaboradores que contribui para o desenvolvimento da empresa italiana no Estado. No final de maio, a Fiat anunciou investimentos de R$ 8,5 bilhões em Minas até 2024, que incluem uma fábrica de motores GSE turbo de alta eficiência, 25 novos modelos de veículos e novas tecnologias, além de uma parceria com o Estado e universidades no setor educacional. Filosa receberá, em data a ser definida, o título de cidadão honorário na ALMG.

Presenças - Estiveram no evento o 1º-vice-presidente da ALMG, deputado Antonio Carlos Arantes (PSDB); o 1º-secretário, deputado Tadeu Martins Filho (MDB); e os deputados Braulio Braz (PTB) e Léo Portela (PL). Outros políticos mineiros, como o senador Antonio Anastasia (PSDB) e o deputado federal Eros Biondini (Pros), também participaram da solenidade, além de representantes dos poderes Executivo e Judiciário e das áreas de educação e cultura.