Em visita às estações Barreiro e Diamante, no dia 9 de maio, comissão constatou ausência de cobradores.

Comissão apura denúncia de falta de cobradores em ônibus

Verificação será feita em visita às estações São Gabriel e Venda Nova, nesta quarta-feira (5).

04/06/2019 - 19:28

A Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) visita, a partir das 18h30 desta quarta-feira (5/6/19), duas estações de integração do transporte público de Belo Horizonte, a requerimento de seu presidente, deputado Doutor Jean Freire (PT). O objetivo é verificar denúncias de ausência de cobradores nos ônibus. Serão visitadas as estações São Gabriel e Venda Nova.

A falta dos cobradores no transporte coletivo da Capital foi apontada em audiência pública realizada em abril deste ano e constatada pela própria comissão em outra visita, às estações de integração Barreiro e Diamante, no dia 9 de maio.

Isso contraria a legislação municipal, que só permite a circulação sem cobradores no horário noturno dos dias úteis e nos domingos e feriados. Nos demais horários, apenas os veículos do Move podem circular sem esses profissionais.

Na visita do dia 9 de maio, passageiros reclamaram que, sem a presença do cobrador, os motoristas passaram a acumular a função de recolher o dinheiro das passagens, o que os deixa mais dispersos, ampliando os riscos de acidentes, além de aumentar o tempo das viagens.

Outro problema diz respeito ao transporte de pessoas com deficiência. Para acionamento do elevador que permite o acesso de cadeiras de rodas, o ônibus deve permanecer com o motor ligado. Normalmente, o elevador é operado pelos cobradores. Na ausência destes, o motorista precisa deixar a direção sem desligar o veículo, o que compromete a segurança dos passageiros.

Consulte a pauta da visita.