Comissão deve discutir qualidade de água da Copasa
Meio Ambiente aprova requerimento para audiência, com base em denúncias de possível contaminação.
04/06/2019 - 15:50A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em reunião realizada na manhã desta terça-feira (4/6/19), aprovou um requerimento para que seja realizada audiência pública sobre os serviços da Copasa e a qualidade da água fornecida às cidades mineiras, especialmente em Montes Claros (Norte de Minas) e Capelinha (Jequitinhonha).
A audiência foi solicitada pelo deputado Carlos Pimenta (PDT), que relatou várias denúncias recebidas em seu gabinete, indicando possível contaminação da água fornecida pela Copasa, por agrotóxicos e metais pesados. Em sua opinião, também é dever da empresa certificar a qualidade da água ofertada à população.
Para a reunião, serão convidados dirigentes da companhia e técnicos da empresa, para prestar esclarecimentos sobre as denúncias. "Tomara que estejamos errados, e que isso de fato não exista. Mas, de todo modo, temos que rediscutir a forma de atuação da Copasa", afirmou o deputado.
Carlos Pimenta afirma que não é justo que a Copasa continue tendo o monopólio do saneamento e abastecimento de água no Estado, sem se preocupar com a recuperação das nascentes de onde é retirada a água, por exemplo. "O serviço tem concessões longas, renovadas por 30 anos! É preciso ter mais respeito com as prefeituras e com os cidadãos mineiros", defendeu o parlamentar.
A data da audiência deverá ser marcada em breve.
Providências - Os deputados também aprovaram diversos requerimentos com pedidos de providências a órgãos públicos. Entre eles, um de autoria do presidente da comissão, deputado Noraldino Júnior (PSC), que requer seja encaminhado ao secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável pedido de informações consubstanciado em cópia integral do processo de licenciamento da barragem Sul Superior, Mina Gongo Soco, localizada no Município de Barão de Cocais, pertencente à Vale.