Foram convidados para discutir o assunto representantes do governo e de entidades de defesa de animais - Arquivo ALMG

Comércio de animais domésticos de raça motiva audiência

Atividade, nesta terça (4), às 18 horas, vai tratar das condições precárias a que cães e gatos são submetidos para a reprodução.

31/05/2019 - 17:46

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai realizar, nesta terça-feira (4/6/19), uma audiência pública sobre a criação e o comércio de animais domésticos de raça no Estado. A atividade ocorrerá às 18 horas, no Auditório José Alencar.

A reunião foi solicitada pelos deputados Noraldino Júnior, que preside a comissão, e Osvaldo Lopes, ambos do PSD. No requerimento para a realização da audiência, os parlamentares justificaram que o tema deve ser debatido exaustivamente diante dos riscos que o negócio pode gerar para o bem-estar dos animais utilizados na reprodução, bem como para os filhotes.

“Denúncias de criadouros clandestinos estão cada vez mais presentes nos noticiários e demonstram o nível de crueldade de algumas pessoas que mantém cães e gatos de raça em condições precárias para a reprodução. As cadelas passam a vida toda procriando e quando já não conseguem mais, seja por doença ou idade avançada, são, muitas vezes, abandonadas ou exterminadas”, destacaram no requerimento.

Foram convidados para a reunião a promotora de Justiça e coordenadora estadual de Defesa da Fauna, Luciana Imaculada de Paula, o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Minas Gerais, Bruno Divino Rocha, e a coordenadora do Movimento Mineiro Pelos Direitos dos Animais, Adriana Cristina Araújo.

Também foram chamados representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de entidades de defesa de animais.

Transmissões ao vivo - Todas as reuniões do Plenário e das comissões são transmitidas ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia.

Além disso, quem não puder comparecer à reunião poderá fazer parte do debate por meio da ferramenta Reuniões Interativas do Portal, que estará disponível no momento da audiência. Questionamentos e dúvidas poderão ser encaminhados e, ao final, serão respondidos pelos convidados.

Consulte a lista completa de convidados para a reunião.