Atividades têm o objetivo de refletir sobre o fazer arquivístico e a promoção do acesso aos documentos arquivísticos
ALMG participa da Semana Nacional de Arquivos

ALMG participa da III Semana Nacional de Arquivos

Atividades, abertas ao público, serão oferecidas nos dias 6 e 7 de junho; inscrições podem ser feitas até 3 de junho.

23/05/2019 - 15:17

Os interessados em participar das atividades oferecidas na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), durante a III Semana Nacional de Arquivos, podem se inscrever até o dia 3 de junho. É preciso informar em qual iniciativa deseja comparecer. O evento é dirigido a arquivistas, bibliotecários, responsáveis pelos arquivos das instituições públicas, servidores da Casa, historiadores e demais cidadãos interessados.

Na ALMG, serão realizados um seminário e um colóquio, com o objetivo de promover uma reflexão sobre o fazer arquivístico e a promoção do acesso aos documentos arquivísticos, tendo como referência as atividades do Parlamento mineiro.

O seminário “Desenhando o fazer arquivístico na Assembleia de Minas” será realizado no dia 6 de junho, das 14 às 17 horas. Os palestrantes convidados são o gerente-geral de Documentação e Informação (GID), Nilson Vidal Prata, o gerente de Gestão Arquivística, Welder Antônio Silva, e o arquivista da ALMG, Wendell Lopes de Assis.

No dia seguinte, 7 de junho, das 14 horas às 16h30, os interessados podem participar do colóquio “Operacionalizando o fazer arquivístico: disseminação e promoção do acesso na Assembleia de Minas”. Além de Welder Antônio, a atividade contará com a presença da consultora legislativa da Casa, Aline Leite Viana Dilly Patrus, e dos estudantes de Arquivologia, Aldrin Frederico de Guimarães e Sales e Izabela Mirna Pinto Maluf.

Os dois encontros serão realizados no auditório da Escola do Legislativo. A Semana Nacional de Arquivos reúne eventos em outras instituições de memórias do País com objetivo de aproximar da sociedade e divulgar os trabalhos nelas desenvolvidos.

Como participar – O público interessado em participar deve enviar um e-mail para escola.eventos@almg.gov.br, informando título da atividade (seminário e/ou colóquio), nome e endereço completo, CPF e e-mail. A inscrição é independente, ou seja, o interesse em uma atividade não vincula a participação na outra.