Notícias Rss

Em seu discurso, governador Zema disse que enviará projeto de reforma do Estado, que prevê medidas como corte nos gastos e venda de estatais
Em seu discurso, governador Zema disse que enviará projeto de reforma do Estado, que prevê medidas como corte nos gastos e venda de estatais - Foto: Daniel Protzner
Rompimento de barragem afeta economia mineira
23/05/2019 23h12

Reformas pautam comemoração do Dia da Indústria 2019

Presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus, participou da solenidade realizada pela Fiemg nesta quinta-feira (23).

Compartilhe:
Twitter Facebook
Email Versão para impressão

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus (PV), compareceu à celebração do Dia da Indústria 2019. Promovida pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), a solenidade foi realizada na noite desta quinta-feira (23/5/19), na Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte.

A defesa da reforma da Previdência e de mudanças no papel do Estado pautou os pronunciamentos. “O Estado é meramente um agente que deve ditar as regras e nunca empreender. Já temos uma tarefa gigantesca se fizermos as atribuições básicas, como segurança, educação e saúde”, afirmou o governador de Minas Gerais, Romeu Zema.

Zema anunciou que vai enviar em breve, para a Assembleia, projeto de reforma do Estado, que prevê medidas como corte nos gastos e venda de estatais, para que Minas possa aderir ao Regime de Recuperação Fiscal e renegociar sua dívida com a União. Ele pediu apoio do Legislativo Mineiro. “Tenho certeza de que a Assembleia vai colaborar conosco, vai dar sugestões e estar ao nosso lado, ao lado do povo mineiro”, afirmou.

O governador fez críticas à Cemig: “Ela serviu mais como um entrave ao desenvolvimento do que como um agente propulsor de Minas”. E recebeu aplausos do público ao dizer: “Quero mudar essa realidade. O principal agente de desenvolvimento não é o Estado, mas o setor privado. O Estado precisa parar de perturbar quem produz. Esta é a mudança de que precisamos”.

PIB mineiro deve cair 7% este ano, diz Fiemg

O presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, defendeu as reformas tributária e da Previdência. “São reformas estruturantes, que podem mudar o cenário de retração da economia”, afirmou. Segundo ele, a expectativa é de queda de 7% no Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais este ano. “A tragédia em Brumadinho teve um impacto negativo muito grande”, destacou.

O diretor-presidente do Grupo Energisa, Ricardo Perez Botelho, homenageado como Industrial do Ano, afirmou que a recuperação econômica passa por um ajuste no tamanho do Estado. “Temos um Estado obeso, pesado. Por isso, as reformas são importantes”, afirmou. Ele defendeu a venda de estatais, como a Cemig: “O Estado não deve fazer papel de empresário”.

O CEO da MRV Engenharia, Rubens Menin, que recebeu a medalha de Mérito Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI), criticou o “custo Brasil”, que definiu como burocracia, alta carga tributária e juros elevados. “São altamente nocivos à atividade produtiva.” Ele também afirmou que é preciso melhorar a eficiência do Estado.

Homenagens – O ex-ministro da Agricultura e atual presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Alysson Paolinelli, recebeu o título de Construtor do Progresso. Outros 15 industriais receberam a homenagem Mérito Industrial. O Dia da Indústria foi instituído pelo presidente Juscelino Kubitschek, em 1957, por meio do Decreto nº 43.769. Em Minas Gerais, a comemoração teve início em 1960.


Tópicos:
Últimas Notícias

Notícias

22/07/2019

Atividades culturais da Assembleia serão retomadas em agosto

Intervalo da programação do Segunda Musical, do Zás e da Galeria de Arte acompanha recesso parlamentar.

19/07/2019

Presidente da ALMG visita exposição de Mangalarga Marchador

Ao lado de Romeu Zema, Agostinho Patrus destacou a importância do evento que deve movimentar cerca de R$ 25 milhões.

19/07/2019

Assembleia de Minas trabalha pela superação da crise

Primeiro semestre de 2019 foi marcado por iniciativas que buscam retomada do crescimento e reforço da fiscalização.

18/07/2019

Aprovadas diretrizes para o combate à corrupção

Parlamentares também avalizam em Plenário projetos sobre a criação de cargos na Justiça Militar.

23/07/2019 Operadora não pode cobrar roaming de dados na mesma área de cobertura
Seu browser não suporta flash player
00:02:24 | Download (2253kb)

23/07/2019 Assembleia Fiscaliza - Deputados cobram inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho
Seu browser não suporta flash player
00:02:30 | Download (2348kb)
facebook facebook
Carregando Carregando posts...
Twitter Twitter
Twitter