Notícias Rss

Mais de 1 mil bombeiros já participaram da operação no município e, atualmente, mais de cem profissionais atuam no lugar
Mais de 1 mil bombeiros já participaram da operação no município e, atualmente, mais de cem profissionais atuam no lugar - Foto: Willian Dias
23/05/2019 18h45

Bombeiros reafirmam compromisso em localizar vítimas

Durante homenagem na ALMG por atuação em Brumadinho, comandante da corporação disse que desistir não é opção.

Compartilhe:
Twitter Facebook
Email Versão para impressão

“Não colocamos nada à frente da nossa profissão. Desistir não é uma opção dos bombeiros. Somos incansáveis na busca”. Foi o que ressaltou o coronel Anderson de Almeida, comandante do 1º Comando Operacional do Corpo de Bombeiros Militar do Estado, nesta quinta-feira (23/5/19), durante audiência de convidados da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

A reunião teve como objetivo homenagear o Corpo de Bombeiros e a Convenção Batista Mineira, formada por centenas de igrejas batistas, pela atuação após o rompimento de barragem da Mina do Córrego do Feijão, da Vale, em Brumadinho (Região Metropolitana de Belo Horizonte), em janeiro deste ano. Representantes das duas instituições receberam diplomas de votos de congratulações.

O coronel Anderson enfatizou que a corporação está presente em Brumadinho há 119 dias e que será mantida no local com o objetivo de localizar até a última vítima. “Ainda não foram encontradas 29 pessoas. Queremos localizá-las para dar algum conforto à família”, falou.

Ele comentou que mais de 1 mil bombeiros já participaram da operação no município e que, atualmente, mais de cem profissionais atuam no lugar.

Heróis anônimos - Anderson agradeceu à Assembleia pelo reconhecimento. Emocionado, manifestou gratidão à Convenção Batista Mineira pela ajuda ao lavar a roupa suja de lama da corporação. “Havia heróis anônimos por trás do nosso trabalho”, afirmou.

A Convenção Batista montou uma pequena lavanderia no local e recolhia os uniformes dos bombeiros ao fim de todos os dias, para lavá-los e entregá-los novamente para a próxima jornada. Também realizou mutirões para ajudar as famílias.

O presidente da Convenção Batista Mineira, Samuel Amaro, falou da atuação da instituição em prol da comunidade. “A sociedade civil organizada, irmanada do ente público, pode trazer contribuições para a sociedade”, enfatizou.

Também compôs a mesa da cerimônia a major Karla Lessa. Era ela quem pilotava o helicóptero e que foi determinante nos primeiros resgates do dia 25 de janeiro. Naquele dia, Karla e a equipe da aeronave foram responsáveis pelo salvamento de duas mulheres que estavam na lama. A militar é uma das duas mulheres dentre os 30 pilotos de helicóptero da corporação mineira.

Dedicação de bombeiros e de Convenção Batista é ressaltada

Dedicação, prontidão e solidariedade. Essas qualidades dos bombeiros e de integrantes da Convenção Batista Mineira foram destacadas por parlamentares na reunião desta quinta-feira (23), solicitada pelos deputados Sargento Rodrigues (PTB), que preside a comissão, Gustavo Mitre (PSC), Professor Wendel Mesquita (SD), Raul Belém (PSC) e João Leite (PSDB).

Segundo Sargento Rodrigues, é preciso agradecer o Corpo de Bombeiros pelo trabalho exercido após o rompimento da barragem. “Salvar vidas não é apenas exercer as ações com equipamentos e instrumentos, é colocar acima a grandeza do ser humano”, ressaltou. Ele destacou ainda as atividades dos integrantes da Convenção Batista Mineira. “Precisamos de seres humanos solidários”, acrescentou.

Para João Leite, todos os deputados gostariam de prestar essas homenagens. “O desenvolvimento tecnológico permitiu ver vocês em ação”, disse, se referindo aos bombeiros. Ele acrescentou que a Convenção Batista Mineira está envolvida com iniciativas grandiosas pelo Estado.

Vocação - Para Gustavo Mitre, algumas profissões demandam vocação, como é o caso dos bombeiros. Já Raul Belém disse que o trabalho das duas instituições, em um momento de dor e luto, foi essencial.

Os deputados Delegado Heli Grilo, vice-presidente da comissão, e Bruno Engler, ambos do PSL, classificaram como justas as homenagens às duas entidades.

Consulte o resultado da reunião.


Tópicos:
Últimas Notícias

Notícias

16/07/2019

Presidente da ALMG entrega título a executivo do grupo Fiat

À frente da montadora no Brasil e na América Latina, italiano é homenageado em Reunião Especial de Plenário.

16/07/2019

Racismo é institucionalizado na sociedade brasileira

Afirmação é de participantes de audiência que debateu a segurança pública na perspectiva das mulheres negras.

16/07/2019

Transporte escolar não suportará custo de inspeção

Trabalhadores do setor se reuniram, na ALMG, para reivindicarem que nova regulamentação desonere o serviço.

16/07/2019

Funcionários depõem na CPI sobre vazamento em barragem

Serão ouvidas cinco pessoas que trabalham na Vale e atuaram em operação para conter saída de lama da estrutura.

17/07/2019 Boletim da ALMG
Seu browser não suporta flash player
00:03:48 | Download (3576kb)

16/07/2019 Mulheres negras pedem mudanças nas políticas públicas da segurança em Minas
Seu browser não suporta flash player
00:03:43 | Download (3490kb)
facebook facebook
Carregando Carregando posts...
Twitter Twitter
Twitter