Anúncio vai circular em jornais, rádio, televisão, sites, redes sociais e em abrigos de ponto de ônibus

ALMG lança campanha de utilidade pública de combate à dengue

Ação prevê circulação de anúncio para alertar sobre a importância de buscar atendimento aos primeiros sinais da doença.

23/05/2019 - 12:29

O combate à dengue em Minas Gerais ganha um reforço da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) a partir desta quinta-feira (23/5/19) com o lançamento da campanha institucional “Dengue: estamos juntos nessa luta”.

Anúncios em jornais, emissoras de rádio e televisão, sites, redes sociais e em abrigos de ponto de ônibus do Estado vão circular, até o início de junho, com o objetivo de alertar para que, aos primeiros sinais da doença, as pessoas procurem uma unidade de saúde e também reforçar a importância de se eliminar os focos do mosquito.

Até terça-feira (21), 49 pessoas morreram em função do surto, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG). Os sintomas da dengue são vômitos, manchas vermelhas na pele, dor de cabeça, muscular e nas articulações, atrás dos olhos.

A Assembleia tem firmado compromissos para combater a dengue. Entre eles, os de realizar discussões com segmentos da sociedade civil, especialistas e agentes públicos sobre a prevenção e os cuidados com a doença, além de ouvir as prefeituras de Minas sobre a sua realidade e buscar soluções conjuntas.

No dia 16, o presidente da Casa, deputado Agostinho Patrus (PV), reuniu-se com o Presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), secretários municipais de saúde e prefeitos, no Salão Nobre. No mesmo dia do encontro, foi realizada uma audiência pública da Comissão de Saúde, que apresentou proposta de criação de um grupo de trabalho intersetorial para debater e articular as ações de prevenção e de controle da dengue no Estado.

O grupo deverá, desde agora, planejar ações para o controle da doença em 2020, sendo constituído por representantes das Secretarias de Estado de Saúde, de Educação e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; da ALMG; do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems-MG) e do Conselho Estadual de Saúde. A Fundação Ezequiel Dias (Funed) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) também devem fazer parte do grupo, cuja criação foi objeto de requerimento aprovado na audiência e proposto pelo deputado Doutor Jean Freire (PT).

No mesmo sentido, foi aprovado outro requerimento do deputado para que a comissão volte a realizar audiência sobre a dengue ainda em novembro próximo, já para discutir com antecedência as diretrizes de controle para 2020.