O concerto faz parte da celebração dos 60 anos do Ars Nova – Coral UFMG

Coral da UFMG celebra 60 anos de fundação no Segunda Musical

No concerto desta segunda (27), às 20 horas, músicos interpretarão obras de compositores estrangeiros.

23/05/2019 - 11:48

O Ars Nova–Coral da UFMG fará um espetáculo de comemoração pelos seus 60 anos de fundação, no Segunda Musical desta segunda-feira (27/5/19), às 20 horas, no Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O repertório programado traz um pouco da música coral da segunda metade do século XIX e da primeira metade do século XX. O público vai conferir obras do período do Romantismo Alemão, do Impressionismo e do Neoclassicismo Francês, dos compositores Schubert, Bruckner, Brahms, Ravel, Boulanger e Poulenc.

Entre os compositores que consolidaram ideais e características românticas que serão interpretados estão: Franz Schubert (1797-1828), Johannes Brahms (1833-1897) e Anton Bruckner (1824-1896). São obras do século XIX que vão nas direções do nacionalismo, entendido como a divulgação das manifestações populares, da busca de novas formas musicais ou mesmo da expansão das formas existentes de músicas corais.

Para representar as músicas do século XX, o grupo vai cantar obras de: Lili Boulanger (1893-1918) e Maurice Ravel (1875-1937), compositores ligados ao impressionismo e aos poetas simbolistas; e Francis Poulenc (1899-1963), representante do Neoclassicismo Francês, que surgiu após a Grande Guerra. O foco das composições do século XX são as novas formas de expressão, implicando em outras escolhas harmônicas, melódicas e textuais.

Coro universitário tem histórico internacional

Fundado em 1959, o Ars Nova, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é referência na área de canto coral, no Brasil e no exterior. Desde então, o coro, com 25 integrantes, dentre eles 22 cantores, um pianista correpetidor, um regente e um regente assistente, conquistou inúmeros prêmios e condecorações em festivais nacionais e internacionais, com mais de 1.500 apresentações no Brasil e em outros 17 países.

Desde 2016, quando passou a ser regido pelo maestro Lincoln Andrade, o Ars Nova tem buscado ampliar a área de atuação do coral e divulgar compositores brasileiros, como também novos repertórios de compositores internacionais, com ênfase em obras inéditas no Brasil. É uma maneira de incentivar a produção de novas obras corais, além de garantir que cantores e público pratiquem e escutem a música de nosso tempo.

Para o maestro Lincoln Andrade, o Ars Nova representa a competência na prática de um repertório coral em Belo Horizonte, em Minas e no Brasil. “Além disso, é uma referência do que há de melhor no canto coral no exterior. Os 60 anos confirmam estas posições, inspiram a nossa continuidade e nos dão a certeza de que continuamos trilhando um caminho de excelência. O futuro, com as incertezas que rondam a área cultural em nosso país, é de resistência e compromisso com o público, nosso maior aliado”, afirma.

Em 2017 e 2018, o coral apresentou a série “Banquete de Vozes do Natal”, com sucesso de público e crítica. Ainda em 2018, o coro fundou o projeto Ars Nova-Coral da UFMG na Estrada, realizando concertos em Brasília e em cidades mineiras, como Leopoldina (Zona da Mata) e Uberlândia (Triângulo).

Ao longo do 2019, os concertos do Ars Nova trarão detalhes que remetem à sua história, em comemoração ao aniversário do grupo. Veja a programação do espetáculo do Segunda Musical:

PROGRAMA

Das Quatro Canções

Franz Schubert (1797-1828)

Ave Maria

Anton Bruckner (1824-1896)

Quartette, opus 92

Johannes Brahms (1833-1897)

Trois Chansons

Maurice Ravel (1875-1937)

La Source

Lili Boulanger (1893-1918)

Das Huit Chansons Françaises

Francis Poulenc (1899-1963)

Assembleia Cultural - O Segunda Musical oferece recitais de música erudita no Teatro. Ele integra a agenda do Assembleia Cultural, programa que agrupa as diversas iniciativas da ALMG relacionadas à cultura, como exposições de artes plásticas e de fotografia, mostras de artesanato, espetáculos de dança e peças de teatro, entre outras.

O programa Segunda Musical é exibido pela TV Assembleia às sextas-feiras, às 20 horas, com reprises no sábado, às 23h30; no domingo, às 15 horas; e na segunda-feira, à uma hora da manhã. Os vídeos também estão disponíveis no canal da ALMG no YouTube.