Notícias Rss

O presidente destacou a aprovação de leis pela Assembleia, no intuito de enfrentar a crise
O presidente destacou a aprovação de leis pela Assembleia, no intuito de enfrentar a crise - Foto: Daniel Protzner
Assembleia participa de Congresso Mineiro de Municípios
14/05/2019 22h57 - Atualizado em 15/05/2019 11h33

Presidente da ALMG defende união para superação da crise

Agostinho Patrus participou da abertura do Congresso Mineiro de Municípios, realizado pela AMM em Belo Horizonte.

Compartilhe:
Twitter Facebook
Email Versão para impressão

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus (PV), defendeu, na noite desta terça-feira (14/5/19), a união entre Executivo, Legislativo e Judiciário e entre todos os mineiros para a superação da crise do Estado. Ele participou da abertura solene do 36º Congresso Mineiro de Municípios, no estádio Mineirão, em Belo Horizonte.

Promovida pela Associação Mineira de Municípios (AMM), esta edição do congresso tem como tema “Novos governos: perspectivas, desafios e compromisso com os municípios”.

“Minas, unida, é capaz de vencer problemas e dificuldades”, destacou Agostinho Patrus. Ele elogiou “a tenacidade e a garra” dos prefeitos mineiros, que "viveram meses sem repasses constitucionais". E disse que o evento, que conta com a participação de prefeitos e vereadores de mais de 600 municípios, certamente vai trazer “alternativas para o nosso Estado”.

Agostinho Patrus afirmou que a Assembleia de Minas “tem buscado realizar a sua parte” e lembrou a aprovação de legislação ambiental mais rigorosa após as tragédias em Mariana e Brumadinho. O presidente citou ainda a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 9/19, que garante maior fiscalização de ações do Executivo pelo Legislativo, e a recente votação do projeto da reforma administrativa.

O secretário de Estado de Governo, Custódio Mattos, endossou as palavras do presidente da ALMG. “Como bem disse o deputado Agostinho Patrus, não sairemos dessa profunda crise sem a união de todos. Estamos dia a dia com a Assembleia, irmanados em busca de soluções”, afirmou o representante do governador Romeu Zema. O presidente da AMM, Julvan Lacerda, também destacou a importância do Legislativo Mineiro: “Contamos com a Assembleia para que possamos juntos reconstruir o nosso Estado”.

A solenidade de abertura teve ainda a participação de outras autoridades, entre elas, vários deputados. Foram entregues comendas, medalhas e prêmios de boas práticas. O deputado Agostinho Patrus (PV) foi um dos homenageados. Ele e a presidente da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da ALMG, deputada Rosângela Reis (Pode), receberam a Medalha do Mérito Municipalista Celso Mello de Azevedo. A honraria é destinada a instituições e personalidades que contribuem com seu trabalho para a causa municipalista.

Estande – A Assembleia de Minas conta com um estande no evento, que destaca o movimento "Sou Minas Demais" – mobilização interinstitucional articulada pela ALMG em prol da retomada do desenvolvimento social e econômico do Estado.

No local, prefeitos e vereadores podem conceder entrevistas para a TV Assembleia, receber atendimento personalizado do Centro de Apoio às Câmaras (Ceac) e se informar sobre produtos e serviços oferecidos pela ALMG, como Assembleia Cultural, Casa Aberta, Procon Assembleia e Escola do Legislativo.

Além do estande, durante os dois dias do congresso, parlamentares da ALMG participam de palestras, paineis e solenidades. Na manhã desta terça (14), o 1º vice-presidente da ALMG, deputado Antonio Carlos Arantes (PSDB), proferiu a palestra-magna “O papel e os desafios do Legislativo Estadual”, durante o IX Congresso Mineiro de Vereadores, que integra a programação do evento. Nesta quarta (15), deputados comparecerão à posse da diretoria da AMM (gestão 2019-2021), que será realizada ao final do evento.


Tópicos:
Últimas Notícias

Notícias

24/05/2019

Revogar Lei Kandir ajudaria Minas a sair da crise

Participantes de audiência defendem medidas como pagamento das perdas com a lei e aumento do imposto sobre heranças.

24/05/2019

Retomada da mineração leva comissões à Serra da Piedade

Parlamentares serão recebidos pela AVG Mineração para discutir as atividades de extração na região.

24/05/2019

Assembleia vai comemorar os 71 anos de Israel

Apoio oferecido pelo Estado judaico na busca às vítimas em Brumadinho também será lembrado em solenidade no Plenário.

24/05/2019

Comissão discute problemas no sistema socioeducativo

Além de deficit de pessoal, direito dado por lei ao porte de arma não estaria sendo garantido.

27/05/2019 Agenda da Semana - De 27/5 a 31/5/2019
Seu browser não suporta flash player
00:03:02 | Download (2854kb)

27/05/2019 Boletim da ALMG
Seu browser não suporta flash player
00:03:06 | Download (2913kb)
facebook facebook
Carregando Carregando posts...
Twitter Twitter
Twitter