Reunião aborda situação de mulheres que se dedicam exclusivamente a cuidar dos filhos com deficiência - Arquivo ALMG

Situação de mães de pessoas com deficiência gera debate

Comissão vai discutir soluções públicas para auxiliar mulheres sobrecarregadas com jornadas de cuidados com os filhos.

14/05/2019 - 16:40

A situação das mães de filhos com deficiência será debatida em audiência pública da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na quinta-feira (16/5/19). A reunião será no Auditório José Alencar, às 9h30.

A discussão do tema foi solicitada pela deputada Marília Campos (PT). De acordo com a assessoria da parlamentar, ela foi procurada por representantes do movimento “Eu empurro essa causa”, que apoia mulheres que se dedicam exclusivamente a cuidar dos filhos.

O objetivo da reunião é buscar soluções públicas para auxiliar essas mães, que muitas vezes vivem jornadas exaustivas para se dedicar aos cuidados especiais demandados pelos filhos. Alguns deles não conseguem vagas em escolas adequadas para atender suas necessidades e, assim, precisam ser tutelados em tempo integral pela família.

"Na maioria das vezes, o lugar do cuidado fica com as mulheres, as mães, as donas de casa. Esse trabalho é oneroso e demanda tempo e dedicação”, explica a deputada Marília Campos.

Transmissões ao vivo – Todas as reuniões do Plenário e das comissões são transmitidas ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia.

Além disso, quem não puder comparecer à reunião poderá fazer parte do debate por meio da ferramenta Reuniões Interativas do Portal, que estará disponível no momento da audiência. Questionamentos e dúvidas poderão ser encaminhados e, ao final, serão respondidos pelos convidados.

Confira a lista completa de convidados para a reunião.