Comissão iniciou discussão sobre extração de nióbio em reunião no dia 17 de abril - Arquivo ALMG

Comissão ouve empresa sobre divergências na gestão do nióbio

Extração do mineral é feita pela Codemig e por parceira privada em Araxá, que responde por 75% da produção mundial.

13/05/2019 - 16:35

A Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza nesta quarta-feira (15/5/19), às 14 horas, no Plenarinho IV, mais uma audiência pública sobre a exploração do nióbio de Araxá (Alto Paranaíba), alvo de divergência entre a antiga direção da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Estado (Codemig) e sua parceira privada no negócio, a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM).

Cada instituição possui uma mina e, para gerenciar as jazidas de nióbio, foi criada a Companhia Mineradora do Pirocloro de Araxá (Comipa), uma joint venture entre a Codemig e a CBMM. O contrato firmado entre as duas companhias prevê o controle compartilhado da Comipa, a extração paritária de minério em ambas as minas e o repasse de 25% dos lucros para a estatal mineira.

No dia 17 de abril deste ano, Marco Antônio Castello Branco, presidente da Codemig durante o governo de Fernando Pimentel, apresentou à comissão questionamentos sobre a gestão do nióbio. Ele alegou que hoje a Comipa é apenas um instrumento nas mãos da CBMM, apontou irregularidades nos relatórios de lavra elaborados pela empresa privada e ressaltou que são retiradas toneladas a mais de óxido de nióbio da mina pertencente ao Estado, fator que mão é levado em consideração na divisão dos lucros. 

A CBMM, por sua vez, afirma que não há qualquer irregularidade na administração do nióbio e que a empresa segue especificamente o que foi acordado no contrato de exploração.

Nesta quarta-feira (15), por solicitação do deputado Ulysses Gomes (PT), será ouvido o atual presidente da Codemig e da Comipa, Dante de Matos.

Importância mundial – O nióbio produzido em Araxá responde por 75% de toda a produção mundial. As reservas mineiras ainda podem ser exploradas por mais de 400 anos.

O mineral é usado como liga na produção de aços especiais. É um dos metais mais resistentes à corrosão e a temperaturas extremas. Atualmente, tem inúmeras aplicações, como em automóveis, turbinas de avião, gasodutos e na indústria aeroespacial, bélica e nuclear.

Transmissões ao vivo – Todas as reuniões do Plenário e das comissões são transmitidas ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia.

Além disso, quem não puder comparecer à reunião poderá fazer parte do debate por meio da ferramenta Reuniões Interativas do Portal, que estará disponível no momento da audiência. Questionamentos e dúvidas poderão ser encaminhados e, ao final, serão respondidos pelos convidados.

Consulte a pauta da reunião.