Segurança Pública busca informações sobre denúncias em vídeo
Comissão também aprovou a realização de quatro audiências públicas e uma visita.
13/05/2019 - 16:55A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, nesta segunda-feira (13/5/19), requerimento para a realização de uma oitiva. A atividade está agendada para esta terça-feira (14), às 10 horas, no Plenarinho II. O objetivo é ouvir o coronel da Polícia Militar Domingos Sávio de Mendonça quanto a denúncias que menciona em vídeo divulgado em suas redes sociais.
O requerimento, de autoria do presidente da comissão, deputado Sargento Rodrigues (PTB), cita que os vídeos falam da existência de “coronéis corruptos” e da conivência do comandante-geral para com atos praticados pelo coronel Lupércio Perez Dalva.
Esse assunto também motivou um pedido do parlamentar para a realização de uma audiência pública, ainda a ser agendada. De acordo com o requerimento, a atividade tem a finalidade de obter informações sobre as denúncias do coronel Domingos Sávio. Também foi solicitado que o coronel Lupércio seja convocado a comparecer à reunião.
Também foram aprovadas, nesta segunda-feira, outras quatro audiências públicas e uma visita. Todas as solicitações são do deputado Sargento Rodrigues.
Fechamento de companhia deve motivar reunião
Uma das reuniões vai abordar o fechamento da 202ª Companhia da Polícia Militar, sediada na região do Veneza, distrito de Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
“Depois de quase 30 anos servindo e protegendo a população local, a companhia foi fechada em razão da redução de efetivo, que acarretou problemas nas trocas de plantões, prejudicando a segurança no segundo maior distrito de Ribeirão das Neves”, enfatizou o parlamentar.
Outra audiência vai debater a criação, por meio de memorando da Polícia Militar, de um Centro de Apoio Operacional (Caop) em Uberlândia (Triângulo Mineiro). Segundo o requerimento do parlamentar, a medida não só contraria condições mínimas de segurança e higiene, mas também invade competência da Polícia Civil e da Secretaria de Estado de Segurança Pública.
Também será pauta de uma reunião a promoção da segurança pública na Colônia Padre Damião, em Ubá (Zona da Mata). “Ressalta-se que a preocupação dos moradores quanto a ocorrência de ilícitos dentro da colônia já foi objeto de debate dessa comissão, em 11 de julho de 2017”, comentou o deputado no requerimento.
Ainda serão discutidas em audiência denúncias de assédio moral pelo diretor da penitenciária de Teófilo Otoni (Vale do Mucuri), Ademilson Rodrigues Jardins, contra agentes de segurança penitenciários.
Condições de trabalho – A visita aprovada será à 5ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros, em Sete Lagoas (Região Central do Estado). O objetivo é verificar as condições de trabalho, infraestrutura e logística do local.